Famem pede atenção de municípios às chuvas

O presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, pediu atenção aos gestores municipais para o risco de aumento das ocorrências de enchentes e alagamentos com as chaves fortes que têm se apresentado no Maranhão. Ele avalia que medidas preventivas de garantia à segurança das populações atingidas devem ser tomadas com urgência.

Imperatriz, Pedreiras e Balsas são alguns dos municípios com casos de famílias desabrigadas e desalojadas por contas das chuvas.que causaram cheia dos rios e atingiram as comunidades ribeirinhas. No caso de Imperatriz, pelo menos 70 famílias deixaram suas casas devido ao aumento do nível de água do rio Tocantins.

A Famem tem contribuído para que os municípios tenham seu grupamento de Defesa Civil, a partir da formação de equipes. Para o presidente da Famem, o monitoramento das previsões do tempo deve ser realizado permanentemente por estas equipes.

“As enchentes são flagelos que atingem, principalmente, os mais vulneráveis. Embora seja um fenômeno imprevisível da natureza, devemos nos planejar para reduzir os danos e atender os mais vulneráveis”, frisou Erlanio Xavier.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *