“A educação deve ser a mesma para o filho do rico e o filho do pobre”, diz Carlos Brandão

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, disse que tem experiência e conhecimento para administrar o Maranhão e priorizar setores como educação, saúde e infraestrutura em um novo eventual governo. A afirmação foi feita em entrevista a uma emissora local, onde apresentou propostas para executar, caso seja reeleito nas eleições deste ano.

Os temas sorteados para a sabatina foram comunidades tradicionais, saúde, educação, esporte e infraestrutura.

Na educação, uma das prioridades, citou o programa Cidadão do Mundo que garante intercâmbio a alunos do ensino médio, o Escola Digna que garantiu infraestrutura nas escolas, citou a promoção de ações para melhorar o ensino médio, ampliar escolas em tempo integral e militares, capacitar professores, combater analfabetismo, a evasão escolar e revitalizar mais escolas. “O resultado é que saltamos do 22º para o 13º no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e no Nordeste saltamos do 8º para o 2º. Então, acredito que estamos fazendo certo”, pontuou.

Ele enfatizou ainda que “só vamos avançar com a educação a educação a única maneira de deixar todos iguais o filho do pobre e o filho do rico e todos precisam ter a mesma oportunidade”.

Brandão pontuou como principal ação às comunidades tradicionais a regularização das áreas quilombolas e implantação de políticas para fortalecimentos das comunidades indígenas. “Temos que avançar muito e estes direitos quilombolas e indígenas precisam ser respeitadas”, frisou. Citou a garantia de rede de internet nestas comunidades e que já há recursos garantidos. “O acesso tem que ser universal”, enfatizou. Anunciou ainda que os jovens quilombolas serão inseridos nas ações da Base de Alcântara, a partir de capacitação.

Na saúde, citou o Hospital da Ilha, que está com parte da estrutura em funcionamento e que tem a missão de ser o maior da urgência e emergência no Maranhão, pontuou o governador. “É uma grande unidade que está feita em etapas. O Hospital da Ilha será o primeiro com leitos de queimados no Nordeste e até final do ano teremos 400 leitos de UTI”, explicou. Citou a expansão dos hospitais macrorregionais com UTI para mais municípios, centros de hemodiálise e apoio aos municípios para reformular suas unidades, além da distribuição de ambulâncias.

No esporte, sendo eleito, investirá em escolinhas de futebol e outras modalidades nas escolas e vai ampliar os apoios, via políticas públicas e lei de incentivo, ao esporte profissional. Citou a construção de quadras, o programa Areninha que leva esporte a vários municípios e apoio a campeonatos como os Jogos Estudantis Maranhenses. Ressaltou ainda obras de revitalização do complexo Castelão que estão em andamento. “Vamos fortalecer setor e fazer com que os talentos apareçam”, frisou.

Na cultura, último assunto debatido, falou em investir nas diversas manifestações culturais, valorizar as produções maranhenses no audiovisual, música, teatro e outras formas de arte, além de reforçar o apoio cultural aos municípios. “O São João foi um sucesso, um grande investimento onde todos ganharam dinheiro, o motorista de aplicativo, os vendedores de alimentos, a rede hoteleira e de restaurante, enfim, o Maranhão se destacou. Isso fortalece a economia”, ressaltou.

Postagens relacionadas

One thought on ““A educação deve ser a mesma para o filho do rico e o filho do pobre”, diz Carlos Brandão

  1. Quando que poderemos comparar a qualidade das escolas estaduais da Liberdade, Cidade Operária, Divinéia, etc.
    Com; Marista, Batista, Dom Bosco, etc.
    ??????????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *