Anvisa nega autorização para importar Sputnik V e Dino diz que vai esperar manifestação técnica sobre a vacina

Nesta terça-feira (27), por meio do Twitter, o governador Flávio Dino (PCdoB) contestou a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que negou o pedido de autorização excepcional para a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia.

Após análise apontar falta de dados e risco de doenças por falha em fabricação, Dino afirmou que vai esperar “manifestação técnica de cientistas brasileiros e russos” sobre a vacina e, em seguida, reunir-se com governadores da Amazônia e do Nordeste para avaliar fundamentos técnicos a serem apresentados ao STF e à própria Anvisa.

Os estados que solicitaram a distribuição da vacina foram: Maranhão, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Sergipe e Pernambuco. Além desses, também estão com pedidos pendentes de avaliação, ainda dentro do prazo, os estados de Rondônia, Sergipe, Tocantins, Amapá e Pará, e os municípios de Niterói (RJ) e Maricá (RJ). Ao todo, esses pedidos somam 66 milhões de doses, que poderiam vacinar cerca de 33 milhões de pessoas, por meio de duas doses.

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *