Com o investimento de R$ 360 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, aBR-135/MA será a primeira rodovia federal do Maranhão a receber pavimentação por whitetopping, o pavimento de concreto de cimento. A ordem de serviço, que autoriza o início das obras, foi assinada nesta quarta-feira (18) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

“É um trecho muito importante para o desenvolvimento do Maranhão. A BR-135 tem um solo considerado mole, que dificultava o escoamento da produção do estado e a trafegabilidade. Por isso, a escolha pela tecnologia de pavimento rígido. A expectativa é muito positiva quanto ao andamento das obras e faremos o acompanhamento mensal das obras na BR-135”, enfatizou o ministro Renan Filho.

Quais são as obras?

• Serão restaurados cerca de 74 quilômetros da via, entre o município de Miranda do Norte e o povoado de Caxuxa, em Alto Alegre;
• Serviços ocorrerão do quilômetro 125,72 ao quilômetro 199,50;
• A tecnologia permite reabilitar pavimentos asfálticos deteriorados aplicação do concreto de cimento;
• Previsão de entrega é outubro de 2025;
• o Novo PAC prevê a duplicação da BR-135/MA entre Estiva e Miranda do Norte e duplicação da BR-135/316/MA, entre Miranda do Norte e Caxias.

Participaram da assinatura da ordem de serviço a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; os ministros do Esporte, André Fufuca; das Comunicações, Juscelino Filho; da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Gouveia; e representantes da bancada federal maranhense.

Integração

Rodovia longitudinal ligando os estados de Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais, a BR-135/MA é considerada uma facilitadora preferencial dos intercâmbios de cargas entre o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nos últimos anos, o tráfego por essa estrada foi bastante prejudicado devido à falta de recursos para manutenção, o que a deixou com buracos extensos e pavimentação precária.

Obras de emergência e de recuperação voltaram a deixar a via transitável, embora estudos tenham apontado a necessidade de intervenções mais significativas, que devem ser alcançadas com a nova pavimentação em concreto.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, ressaltou que o whitetopping deve ser levado a outros estados. “Além de levar para o Maranhão um investimento de qualidade para a sua malha rodoviária, devemos levar essa tecnologia para outras regiões do país”, afirmou.

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