Candidatos a governo do Maranhão destacam propostas na saúde, educação e geração de trabalho

O candidatos ao Governo do Maranhão utilizaram o horário eleitoral gratuito na televisão para tratar sobre propostas nas áreas de saúde, educação e geração de emprego. Na propaganda desta quarta-feira (14), eles apresentaram iniciativas que irão executar, caso cheguem ao Palácio dos Leões na eleições deste ano. A propaganda eleitoral gratuita vai até 29 de setembro.

Carlos Brandão (PSB) teve como foco as ações na educação. Acompanhando do ex-governador e candidato a senador, Flávio Dino (PSB), ele falou sobre o programa Escola Digna, a rede Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), reformas de escolas, revitalização das bibliotecas Farol do Saber e o Cidadão do Mundo, programa de intercâmbio oferecido a estudantes do ensino médio da rede pública estadual. “Na minha opinião, para termos independência é preciso termos acesso à educação”, disse Brandão.

O programa contou com relatos de populares e membros da comunidade escolar em municípios atendidos pelas ações; e foi utilizado um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reforçando “um trabalho em conjunto para o Maranhão seguir em frente”.

A propaganda encerrou apresentando uma lista de propostas do candidato, caso seja reeleito. Entre estas construção de maternidades no interior do Estado; 26 Policlínicas, sendo 18 voltada para idosos; Ampliar a rede da Clínica Sorrir, de tratamento dentário; mais IEMAs e escolas de tempo integral; mais restaurantes populares; 50 novos Viva Procon; abertura de 10 mil vagas no Trabalho Jovem.

Weverton Rocha, do PDT, iniciou o programa destacando ações do ex-governador Flávio Dino, citando a atenção na pandemia, construção de hospitais e escolas e falou em “evoluir para gerar mais trabalho”. Pontuou propostas na saúde que integram seu plano de um futuro governo. Na lista, a construção de hospitais regionais, conclusão de obras na saúde que estão inacabadas, implantação de uma indústria de medicamentos para garantir remédios nas unidades públicas, construção de novas UPAs e reabertura das que estão desativadas.

Edvaldo Holanda Junior (PSD) ressaltou a geração de empregos e ações no período em foi prefeito de São Luís. “Foi o maior número de oportunidades já criadas na capital”, afirmou. Pontuou sua experiência à frente da gestão municipal como critério para governar o estado e citou propostas. Entre estas, o programa de capacitação Treinar para Empregar, voltado para jovens; investimento na rede IEMA com a construção destas escolas em mais cidades; o programa Mulheres nas Obras, para capacitar este segmento na construção civil; e o Capacita Maranhão, para qualificar trabalhadores diversos da indústria.

A propaganda de Lahesio Bonfim destacou seu crescimento em pesquisas eleitorais e confirmou que “estará no segundo turno”.

Simplício Araújo (Solidariedade) criticou agendas de campanha dos adversários, condenando caminhadas, comícios e carreatas, que segundo ele, “são realizados com dinheiro do povo”. Ele pregou o trabalho via redes sociais e internet, tendo como mote “vote no futuro”.

Enilton Rodrigues, do PSOL, destacou como suas prioridades as “causas coletivas”, citando ações para micro empresários, famílias produtoras e comunidades tradicionais.

Os programas para governador são transmitidos às segundas, quartas e sextas, das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25, no rádio; das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55, na televisão.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *