Candidatos a presidente se enfrentam em último debate na Globo

Os candidatos que disputam a Presidência da República nestas eleições participaram de último debate na TV Globo, neste primeiro turno, na noite de quinta-feira (29). Sete dos onze postulantes ao Palácio do Planalto marcaram presença na transmissão.

O confronto foi mediado pelo jornalista William Bonner. Este foi o último encontro dos postulantes a presidente para debate na mídia, antes do primeiro turno das eleições, que ocorre dia 2 de outubro.

Participaram do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.

O debate, no primeiro bloco, foi marcado pela troca de farpas entre Lula e Bolsonaro e que foram alvo das críticas de Ciro e Padre Kelmon. Dinâmica que se repetiu nos três blocos seguintes.

O debate de propostas ficou por conta de Simone e Soraia que, mesmo tecendo críticas a Lula e Bolsonaro, apresentaram seu plano de gestão aos telespectadores.

Por conta das ofensas e acusações, houve muitos pedidos de direito de resposta,da parte de Lula e Bolsonaro, principalmente.

O segundo bloco começou com o tema cotas raciais. D’Àvila perguntou a Lula e, na ocasião, alfinetou o petista sobre corrupção e este respondeu com programas de seu governo.

O terceiro bloco, iniciou com Bolsonaro perguntando a D’Àvila sobre emprego, criticando a ‘esquerda’.

E no quarto bloco, Soraia escolheu perguntar a Bolsonaro sobre segurança pública e o acusou de querer dar um golpe de estado, caso não ganhe a eleição.

Ao final,os candidatos fizeram suas considerações e aproveitaram para criticar oponentes e pedir votos.

Regras
As regras do debate foram definidas pela TV Globo e informadas aos representantes dos candidatos, na última semana. Forma quatro blocos, sendo o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fez suas considerações finais.

O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética. Da esquerda para a direita, ficaram Ciro Gomes, Bolsonaro, Padre Kelmon, Felipe D’Ávila, Lula, Tebet e Soraya.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *