Conheça os nove candidatos a governador do Maranhão

Os diretórios estaduais dos partidos já têm confirmados os nomes dos seus candidatos ao governo do Maranhão. As siglas tiveram até dia 15 de agosto para enviar à Justiça Eleitoral o pedido de registro das candidaturas. Estas solicitações estão sob análise do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e até 15 de setembro serão deferidas em definitivo. O primeiro turno das eleições onde serão escolhidos o presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais, está marcado para 2 de outubro. O eventual segundo turno acontece em 30 de outubro.

Candidato do PSB ao governo, Carlos Brandão (PSB) é o atual governador e tenta a reeleição. Nascido em Colinas (MA), é médico veterinário, empresário, está à frente do Palácio dos Leões desde abril deste ano. Também já foi eleito deputado federal por dois mandatos e exerceu o cargo de secretário-adjunto do Meio Ambiente. O vice-governador na chapa será o professor universitário Felipe Camarão (PT).

Weverton Rocha, candidato do PDT, ocupa uma cadeira no Senado desde 2019. Começou na política na União Maranhense de Estudantes Secundaristas (UMES), da qual foi presidente. Formado em administração, foi deputado federal por dois mandados. Ocupou as funções de secretário extraordinário da Juventude do Maranhão e secretário estadual de Esporte e Juventude e de assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego. O deputado Hélio Soares (PL) é o candidato a vice-governador.

Edivaldo Holanda Júnior, nome do PSD ao cargo, foi prefeito de São Luís por dois mandatos, vereador, também por dois mandatos e deputado federal. Ele é empresário e advogado. Sua vice na chapa é a pedagoga Andrea Heringer, do mesmo partido.

Lahesio Bonfim, do PSC, foi prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes por duas vezes. Eleito em 2016, ele se reelegeu para o cargo em 2020. É médico concursado do Instituto Federal do Maranhão e da cidade de Balsas, no Sul do Estado. Concorre ao governo do Maranhão junto com o vereador Dr. Gutemberg (PSC) é o candidato a vice-governador.

Simplício Araújo, do Solidariedade, é empresário, consultor e graduado em análise de sistemas. Foi secretário de Indústria e Comércio na gestão de Flávio Dino e atualmente é deputado federal. A nutricionista Marly concorre na chapa como vice-governadora.

Enilton Rodrigues, do PSOL, é formado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília, onde atuou na política estudantil, ocupando a função de coordenador do Diretório Central dos Estudantes e conselheiro dos órgãos colegiados superiores da UnB. Natural de Arame (MA), Rodrigues já concorreu ao cargo de vereador do município natal e de deputado estadual. Pedra Celestina (PSOL) irá concorrer a vice-governadora.

Frankle Costa (PCB) é natural da cidade de Imperatriz, na Região Tocantina do Maranhão, tem ensino médio completo e é servidor público municipal. Ele já foi candidato a vice-prefeito de Imperatriz em 2020. O candidato a vice-governador é o fotógrafo Zé Jk, do mesmo partido.

Hertz Dias (PSTU) é professor de história da rede pública municipal de São Luís e estadual do Maranhão. Foi candidato a vice-presidente do Brasil pelo PSTU. Natural de São José de Ribamar (MA), já concorreu ao cago de vice-presidente, em 2018. Ele também já chegou a concorrer para o cargo de prefeito de São Luís na eleição de 2020. Jayro Mesquita (PSTU) é o candidato a vice-governador.

O professor Joas Moraes (DC) mora há 30 anos em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. Professor há 28 anos, ele é professor auxiliar da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e, também, é mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Letras da universidade. O candidato a vice-governador pela chapa é Ricardo Medeiros, do mesmo partido.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *