Eleições 2022: Econométrica aponta novos números para disputa do governo

O Instituto de Pesquisa Econométrica divulgou novos números sobre as intenções de votos da população, para as eleições de 2022. A pesquisa entrevistou 1.659 pessoas, entre os dias 3 e 6 deste mês. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro, 2,4% para mais ou para menos.

Na disputa para o Governo do Maranhão, a pesquisa mostra quatro cenários. Roseana Sarney (DEM) sai na liderança. Sem ela no páreo, vence o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão amarga um segundo lugar. Brandão é o candidato do governador Flávio Dino para sucessão em 2022, mas, parece que não é mesmo o preferido do eleitor.

Em consulta estimulada, é perguntado ao eleitor em quem votaria para Governo do Estado, se a eleição fosse hoje. No cenário em que aparece a ex-governadora Roseana Sarney, ela sai na frente, liderando com 25,1%. A emedebista é seguida por Weverton, com 22%. No terceiro lugar, aparece o candidato de Dino, Carlos Brandão, com apenas 10,5% das intenções do eleitorado.

Os demais nomes que pontuam na disputa para o Governo, são Roberto Rocha (8,3%), Edivaldo Holanda Junior (8,2%), Lahésio Bonfim (8,1%), Josimar de Maranhãozinho (5,9%), Felipe Camarão (2,5%) e Simplício Araújo (0,9%). Brancos e nulos somaram 4,5% e não souberam ou não responderam (3,9%). Sem Roseana nessa disputa, Weverton vence, inclusive, em uma simulação entre ele e Brandão apenas.

Se Roseana é a preferida para o Governo, ela é também o nome mais rejeitado e em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, segundo a pesquisa. A ex-governadora sai na frente no quesito ‘rejeição’, com 43,6% dos votos. O segundo mais rejeitado pelo eleitor é Josimar de Maranhãozinho (33,6%), seguido por Carlos Brandão (22%), Roberto Rocha (18,8%), Simplício Araújo (18,4%), Weverton (17%), Edivaldo Holanda Junior (16,8%), Felipe Camarão (16,1%) e Lahésio Bonfim (11.6%). Brancos e nulos somaram 3,6% e não souberam ou não responderam (1,3%).

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *