Flávio Dino: governo federal vai notificar Enel para explicar interrupção de energia em SP

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou, nesta segunda-feira (06), que o governo federal vai notificar a concessionária de energia elétrica em São Paulo, Enel, para explicar a falta de energia na cidade que segue afetando os moradores em energia elétrica na cidade, após o temporal da última sexta (3) que teve ventos de até 100 quilômetros por hora.

“O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, vai notificar a concessionária de energia elétrica em São Paulo para explicar a interrupção nos serviços essenciais. Outras iniciativas serão anunciadas pelo secretário”, escreveu Dino nas redes sociais.

O prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), afirmou, na manhã desta segunda-feira, que ainda há 413 mil consumidores sem energia elétrica. De acordo com o prefeito, muitas regiões estão sem luz por causa da queda de árvores em cima da rede elétrica, mas que a remoção pelos agentes da Prefeitura depende da desenergização pela Enel dos locais.

Nunes ainda informou há 12 escolas sem funcionar pela falta de energia elétrica e 77 semáforos quebrados na capital. Em relação aos hospitais e unidades de saúde, todos estão funcionando. O prefeito ainda frisou, por diversas vezes, que a Enel é “não é da Prefeitura e é uma concessionária do governo federal”, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

As chuvas deixaram sete pessoas mortas no estado, segundo o governo estadual, sendo uma pessoa em Limeira, atingida por um muro; uma em Osasco, após queda de árvore sobre um carro; uma em Santo André, atingida por destroços que caíram de um prédio; uma em Suzano e duas na capital, todas após quedas de árvores; e uma em Ilhabela, em decorrência de um naufrágio. A Defesa Civil também atendeu cerca de 100 desabamentos em todo o estado.

Em nota, a Secretaria Nacional do Consumidor afirmou que, além se ter notificado a Enel para prestar informações, está também orientando os consumidores sobre sobre os seus direitos, além de fazer um monitoramente integrado com o Procon/SP dos efeitos e reparos de danos e disponibilizar um dano exclusivo para denúncias junto à secretaria.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *