Sobre o resultado da votação para o governo do Estado, pode-se dizer que foi uma surpresa. O fato do atual governador Carlos Brandão (PSB) ter conseguido se eleger logo no primeiro turno foi uma delas. A outra ficou por conta do muito bom desempenho do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), que selou passaporte para 2024, superando o senador Weverton Rocha (PDT) que tinha uma estrutura maior de campanha e de apoiadores.

Natural do Piauí, Lahesio Bonfim é médico cirurgião e ex-prefeito do pequeno município maranhense de São Pedro dos Crentes, que tem cerca de cinco mil habitantes e tem entre eles uma maioria formada por evangélicos.

Algumas pesquisas já apontavam Lahesio em segundo lugar, mas em condições de empate técnico. Ele terminou a apuração em segundo lugar, obtendo cerca de 900 mil votos, o que o colocam em evidência para disputar prefeituras grandes, como a de Imperatriz, por exemplo, nas eleições de 2024.

Associando a imagem ao presidente Jair Bolsonaro, que polariza no cenário nacional, Lahesio ficou à frente do senador Weverton Rocha (PDT), que se manteve em terceiro; e do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, do PSD, que acabou em quarto lugar com uma votação sem expressão. Os dois têm mais tempo de carreira política e experiência que o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes.

Além de atrelar o mome a Bolsonaro, Lahesio focou sua popularidade nas redes sociais. Foi um meio muito trabalhado e muito explorado pelo candidato. Em suas lives, as participações, ‘twittadas e curtidas tiveram muito bom desempenho.

Para além do que possa se pensar sobre a estratégia utilizada pelo candidato, que era pouco expressivo e reconhecido, Lahesio conseguiu um excelente posicionamento na eleição com o segundo lugar, mostrando que, na política, nada é impossível. Para ele, pode estar se reservando um promissor 2024.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *