Lula começa a discutir possibilidade de moeda única entre Brasil e Argentina

O Brasil e a Argentina vão discutir a adoção de uma moeda única virtual, para ser usada bilateralmente em transações financeiras e comerciais. O assunto será tratado nesta segunda-feira (23), durante encontro, em Buenos Aires, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alberto Fernández.

“Os dois países decidiram começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum, que inclui tudo, de questões fiscais ao tamanho da economia e o papel dos bancos centrais”, explicou o ministro da Economia, Sérgio Massa. O movimento pode criar, eventualmente, o segundo maior bloco monetário do mundo, atrás da zona do euro. O projeto poderia ser ampliado para outros países da região, a começar dentro do Mercosul.

A ideia de ter uma moeda conjunta, com circulação corrente entre os vizinhos, não está sendo considerada pelas autoridades brasileiras. Fontes do governo brasileiro acreditam que as declarações do ministro sejam voltadas ao público interno e justificam a fraqueza da moeda argentina por conta da alta inflação no país.

A escassez de dólares vem provocando uma forte desvalorização do peso. Ano passado, a moeda argentina teve uma desvalorização de cerca de 40% frente ao real. A inflação no país vizinho fechou em 94,8%.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *