Mistura de ritmos, cores e sabores animou multidão na segunda noite do ‘Arraiá do Povo’

Com uma programação diversificada, contemplando vários ritmos da cultura popular do Maranhão, o ‘Arraiá do Povo’ atraiu uma grande multidão

Uma verdadeira mistura de ritmos, cores e sabores agitou milhares de pessoas, no segundo dia de programação do ‘Arraiá do Povo’, organizado Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), presidido por Ana Paula Lobato. O arraial está montado ao lado do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa.

Com uma programação diversificada, contemplando vários ritmos da cultura popular do Maranhão e com barracas comercializando os mais diversificados pratos típicos da culinária do Estado, o ‘Arraiá do Povo’ atraiu uma grande multidão.

Moradores de distintas regiões de São Luís e de fora do Estado marcaram presença, numa grande festa em ambiente familiar, como disse a bancária aposentada Rocinete Pereira da Silva, moradora do Parque Shalon. “Nota 10 para esse arraial, que está muito bem organizado, com muita segurança. Aqui se vê criança, jovens e adultos, como se fosse uma autêntica família”, acrescentou.

A programação foi aberta às 18h30m com a exibição do Boi da Creche-Escola Sementinha. O grupo recebeu aplausos do público, abrindo espaço, logo a seguir, para a Quadrilha Asa Branca, que foi sucedida pelo grupo Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão.

Eram 21h30 quando o Boi de Axixá, da lendária toada Bela Mocidade, iniciou sua apresentação, recebendo aplausos intercalados do público, por conta de uma impagável performance.

Com uma programação diversificada, contemplando vários ritmos da cultura popular do Maranhão, o ‘Arraiá do Povo’ atraiu uma grande multidão

Às 23h30m foi a vez do histórico Boi de Morros mostrar a força do seu brilho, a beleza de suas índias e o colorido de sua indumentária, com o cantador Lobato comandando uma bela apresentação, em que misturou o auto do boi, com a exibição tradicional. A festa no ‘Arraiá do Povo’ em seu segundo dia foi encerrada, já no início da madrugada, com o show do grupo Folia de Três.

REPERCUSSÃO

Organização, segurança, boa culinária e o agradável ambiente marcaram os presentes, a exemplo de José Reis, produtor cultural e que promove, anualmente, no Centro Histórico de São Luís, o Encontro de Miolos de Boi. Na concepção dele, a beleza e a organização do arraial da Assembleia Legislativa fizeram a diferença este ano.

Para a jornalista Cláudia Temporim, o ‘Arraiá do Povo’ deveria ser mais prolongado. Acompanhada de duas filhas menores, ela disse que, ali, o ambiente estava lhe propiciando muita segurança. “É como se estivesse numa festa em família”, assinalou.

Residindo em Brasília há mais de 20 anos, José Joaquim Aragão, que foi chefe de gabinete na administração do ex-prefeito Mauro Fecury, disse está maravilhado com a festa junina propiciada pela Assembleia Legislativa. “Estou acompanhado da mulher, de filhos e netos e digo que esse arraial bem que poderia funcionar por mais dias. Vejo que aqui estão  fortalecendo a autêntica cultura popular do Maranhão, e garantindo tranquilidade aos participantes”, salientou.

Helena Belo, servidora pública aposentada, que reside no Olho D’água, afirmou que pretende retornar neste sábado  ao arraial, pelo brilho, pela organização e pela segurança que encontrou no ambiente.

O empresário cearense Marcos Sousa, que estava acompanhado da namorada, a estudante  Kauanny Macedo disse que pela primeira vez estava participando de uma festa junina no Maranhão. “Estou encantado com essa festa. É algo deslumbrante. A cultura popular do Maranhão é muito rica, e muito empolgante”, acrescentou.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *