PCdoB aposta em federação para conquistar vagas nas eleições de 2022

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry (PCdoB), pontuou o interesse do partido em unir-se, nas federações, com outras legendas. Ele frisou, em entrevista à emissora de tv local, que aposta na estratégia para que o partido alcance vitórias nas eleições 2022.

Jerry, que preside o PCdoB estadual, falou ainda sobre a política partidária e analisou postura de deputados estaduais e federais que representam o Maranhão.

A federação partidária é um debate nacional e uma viável possibilidade para as esquerdas, segundo reconhece Jerry. “Já estávamos no debate, mas, não é algo simples, pois envolve a diversidade imensa do nosso Brasil. Precisamos buscar um entendimento que atenda ao projeto nacional de cada partido e respeite as especificidades regionais”, enfatizou.

O presidente do PCdoB disse apostar em algumas federações que se mostram possíveis, a exemplo do PT, PSB, PSOL, Rede, Cidadania e Solidariedade. O que deve se definido só em janeiro. “Sou muito otimista e vejo que o diálogo com estas legendas avançaram bastante. E vamos intensificar as conversas, a partir do mês de janeiro para sabermos quais federações serão possíveis de serem organizadas no Brasil”, disse.

O PCdoB é um dos grandes interessados nessa união federativa. O partido foi quem deliberou pelo processo na Câmara dos Deputados e sobre a aprovação da lei que permitiu a federação. Seria uma forma de vencer em cargos importantes nas eleições e se manter no jogo político, como uma legenda de influência e importância. “Estamos protagonizando este processo para que os partidos possam ter essa forma nova, democrática e importante de coligações”, avaliou.

Sobre a política partidária, Márcio Jerry pontuou que a unidade dos partidos do grupo governista irá se manter. Segundo ele, as escolhas, que têm sido feitas, são as mais acertadas – referindo-se às vitórias do grupo em anos anteriores e à escolha pessoal do governador Flávio Dino (PSB) pelo vice-governador Carlos Brandão (PSDB) para 2022.

“Temos um projeto político vitorioso, que elegeu, inicialmente, Edivaldo Holanda Júnior a prefeito da capital, em 2012. Em 2014, o governador Flávio Dino e Roberto Rocha, a senador, em chapa liderada pelo governador. Tivemos a reeleição de Flávio Dino em primeiro turno. O que confirmou nas urnas uma forte coordenação política no estado. Então são conquistas importantes e a leitura que fazemos é de uma continuidade do que vem sendo concretizado”, enumerou Jerry.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *