Podemos e PSC se unem e cenário muda no Maranhão

A união entre PSC e Podemos trouxe mudanças no Maranhão. Nos bastidores, ventila-se que por conta do comando estadual do partido permanecer com o deputado federal eleito Fábio Macedo, isso deve ocasionar na saída do deputado federal Aluísio Mendes da nova sigla. Com a incorporação, a legenda passa a contar com quatro deputados estaduais e dois federais no Maranhão

A fusão traz um benefício ao ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, que era do suprimido PSC e já anunciou que se lançará em nova disputa eleitoral nos próximos pleitos. Com uma base maior, ele se fortalece em sua proposta de projeto político. Quando concorreu ao Governo do Maranhão, conquistou o segundo lugar, desbancando o senador Weverton Rocha (PDT), mais conhecido e influente na política maranhense.

A união se dá pelo fato de a sigla ter atingido a chamada cláusula de barreira e correr o risco de perder verbas do fundo partidário e eleitoral em 2023. O partido smvai se chamar Podemos e manterá o número de urna do PSC – 20. Nacionalmente, terá 18 deputados e 7 senadores ano que vem. A fusão será formalizada em convenção que está marcada para o início de dezembro.

Outra fusão por esse mesmo motivo ocorreu no início de outubro, após a votação do primeiro turno. Os partidos PROS e Solidariedade anunciaram a união, pois, sozinhas, as siglas não haviam alcançado a cláusula de barreira.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *