Poder econômico tem suplantado qualidade de candidatos, diz relator da Reforma Política

Comissão da Câmara defendeu fim de gastos com marketeiros, de financiamentos empresariais nas campanhas e da reeleição para Governo e Senado, cujos mandatos seriam de apenas cinco anos.

Marcelo Carvalho defendo fim dos financiamentos de campanha
Marcelo Carvalho defendo fim dos financiamentos de campanha

O relator da Comissão da Reforma Política, na Câmara Federal, deputado federal Marcelo Castro (PMDB/PI), defendeu, nesta sexta-feira (13), em São Luís, a necessidade urgente de mudanças no Sistema Eleitoral brasileiro, segundo ele para atender, de fato, aos anseios da população.

Marcelo Castro disse que, hoje, o poder econômico está sendo mais importante para o resultado eleitoral que a qualidade dos candidatos. Por isso, acredita que, somente com a mudança do Sistema Eleitoral, poderá haver a aproximação da classe política com o povo. Disse, ainda, que o poder econômico é importante, mas não deve ser determinante.

O deputado elencou quatro quesitos que julga serem os principais problemas do país: o custo exorbitante das campanhas eleitorais; a excessiva influência do poder econômico; o elevado número de campanhas eleitorais e o número exorbitante de marqueteiros.

O que a reforma pretende?

O relator destacou três pontos importantes que devem ser trabalhados na reforma política: o aumento da participação da mulher na política; a manutenção do sistema proporcional e o fim do financiamento eleitoral por empresas privadas. Ele ressaltou que o Sistema Eleitoral que existe no Brasil é exclusivamente brasileiro.

Dentre as propostas apresentadas pelo relator constam: o fim da reeleição, inclusive para o Senado, com a sugestão de cinco anos de mandato; fim das coligações e fim dos gastos com marketing eleitoral.

Postagens relacionadas

16 thoughts on “Poder econômico tem suplantado qualidade de candidatos, diz relator da Reforma Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *