“Todos por São Luís” comemora centenário do bairro da Liberdade

O bairro da Liberdade surgiu a partir de 1918, com a criação do Matadouro Modelo, ao redor do qual cresceu o bairro

Comemorando este mês um século de fundação, a Liberdade, bairro da capital com fortes tradições culturais e história marcante, foi homenageado pela Prefeitura de São Luís com o desenvolvimento de diversos serviços públicos realizados por meio do programa ‘Todos por São Luís’, neste sábado (26). A edição especial alusiva ao aniversário do bairro aconteceu na Praça Mário Andreazza, palco da culminância do evento, onde foi executada uma diversificada programação de atividades em diversas áreas. O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e do vice-prefeito Júlio Pinheiro, participou da ação, oportunidade na qual destacou a importância do bairro no contexto histórico da capital maranhense.

“Estamos fazendo uma justa homenagem a um dos bairros mais antigos e tradicionais da nossa cidade. E não poderíamos fazer de outra forma que não fosse com trabalho e disponibilizando aos seus moradores serviços públicos importantes. Para nós é uma grande alegria participar dessa festa com a população da Liberdade, homenageando sua história, a sua população e reconhecendo a sua importância na constituição da cidade e do povo ludovicense”, disse o prefeito Edivaldo.

A primeira-dama Camila Holanda também ressaltou a importância da realização do Todos Por São Luís na comunidade da Liberdade, como parte das comemorações de seus 100 anos de fundação. “Para nós é motivo de grande alegria e uma honra estar na comunidade da Liberdade ofertando serviços essenciais à população e celebrar com ela essa data festiva. Já estivemos aqui em outro momento com a programação do Todos por São Luís, mas esta é uma data muito especial e que não poderíamos deixar passar em branco”, observou Camila Holanda.

Assim como em todas as edições do evento, a busca pelos atendimentos na área da saúde tem grande predominância durante o mutirão. Na culminância do evento, na Liberdade, foram realizadas ainda consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, odontologista, pediatra, oftalmologista, ortopedista, dermatologista, nutricionista e fisioterapeuta. Também foram ofertados serviços como aferição de pressão e glicemia, exames preventivos, avaliação antropométrica, entres outros. Parte das ações de saúde foi realizada por meio do Consultório Volante do programa ‘Saúde para Todos’.

A dona de casa Mayara Fonseca, 29 anos, levou o filho, Carlos Eduardo, 3 anos, para realizar consulta pediátrica. “Há dias queria levá-lo para analisar uma gripe que persistente e deixa ele com muita inapetência. O evento no nosso bairro foi bastante providencial, pois no dia a dia é complicado para eu fazer outras atividades fora de casa”, disse ela.

Ilustre moradora do bairro da Liberdade, a atleta Iziane Castro, ex-jogadora de basquete da Seleção Brasileira, participou do evento, oportunidade na qual destacou a relevância da ação para a comunidade onde nasceu e cresceu. “A população, principalmente a menos favorecida, necessita de projetos como este, para ter atendidas suas necessidades básicas como cidadãos, e Programa Todos por São Luís faz exatamente isso”, disse a atleta.

O bairro da Liberdade surgiu a partir de 1918, com a criação do Matadouro Modelo, ao redor do qual cresceu o bairro. Nessa época, a entrada do bairro era feita por uma única estrada chamada Campina do Matadouro, mas o principal acesso era mesmo via embarcações. Considerado o maior bairro de São Luís próximo ao Centro da cidade, é cortado por vias de acesso que interligam o local a outras regiões centrais. O bairro tem grande efervescência cultural e é considerado o maior conglomerado de população negra da capital.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *