Tudo ou nada – Lula e Bolsonaro se enfrentam em último debate antes das eleições

Os candidatos à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), participaram, nesta sexta-feira (28), do último debate antes do segundo turno das eleições. O confronto foi transmitido às 21h30 pela Globo com mediação do jornalista William Bonner.

A atração também foi transmitida ao vivo pelo G1, GloboNews e Globoplay. As eleições serão neste domingo (30).

Os adversários, como era esperado, trocaram farpas e acusações. Bolsonaro focou no discurso de corrupção do governo petista; e Lula pregou a paz e união no país, criticando atos do atual presidente. Ambos, entre uma acusação e outra, apresentaram propostas de possíveis gestões suas.

As regras do programa foram aprovadas pelas assessorias dos dois candidatos. O debate teve cinco blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados. No último bloco, os candidatos farão suas considerações finais. Os candidatos administraram o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

No primeiro bloco, cada um dos presidenciáveis recebeu o tempo de 15 minutos para fazer a pergunta, a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.

No segundo bloco, foram 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato escolheu um tema definido pela emissora. Os candidatos tiveram cinco minutos de fala em cada uma das rodadas.

No terceiro bloco, foram mais 30 minutos de debate, desta vez, com tema livre. Assim como no primeiro bloco, os candidatos administraram o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas.

No quarto bloco, foram duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos tiveram cinco minutos de tempo de fala em cada rodada. E no quinto e último bloco os candidatos tiveram 1 minuto e 30 segundos cada para as considerações finais.

Direito de resposta

Foram concedidos direitos de resposta por ofensa pessoal do adversário. Para a resposta a este pedido, os candidatos tiveram um minuto.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *