A nova pesquisa do instituto Escutec, divulgada neste domingo (1º), aponta a intenção de votos para a sucessão estadual nas próximas eleições. Segundo o levantamento, o governador Carlos Brandão (PSB) lidera e é seguido pelo senador Weverto Rocha (PDT), ambos pré-candidatos ao governo do Maranhão. O levantamento interrogou dois mil eleitores, nos dias 26 a 30 de abril. O registro consta na Justiça Eleitoral sob o número MA 02565/2022. A margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

A pesquisa considerou o cenário espontâneo para governo do Estado, no qual Carlos Brandão alcança 11% das intenções de votos. Em segundo lugar, Weverton Rocha (PDT) com 9%. Seguem o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), com 6%; o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD), com 4%; e Roberto Rocha (PTB) com 3%. Mesmo não constando no questionamento, o ex-governador Flávio Dino (PSB) e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) chegaram a ser citados por 1% dos entrevistados.

No cenário estimulado, Brandão aparece com 24%, seguido por Weverton Rocha com 20%. Vêm em seguida, Edivaldo Holanda Júnior com 12%; Lahesio Bonfim com 11%; o senador Roberto Rocha pontuou com 8%; o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) aparece com 3%; Simplício Araújo (SD) ficou com 2%; Enilton Rodrigues do PSOL pontuou com 1%; e Hertz Dias (PSTU) não alcançou pontuação.

Destacando apenas seis pré-candidatos, a pesquisa considerou um segundo cenário estimulado. Neste, Carlos Brandão chega a 25%, Weverton Rocha, 21%, Lahesio Bonfim, 13%; e Edivaldo Júnior, 12%. Roberto Rocha vem em seguida com 9% e Simplício Araújo com 2%. Considerando apenas cinco nomes, Brandão alcança 26%, seguindo por Weverton Rocha com 23%. Ainda nesta lista, Edivaldo Júnior, que aparece com 15%, Lahesio Bonfim fica com 14% e Simplício Araújo, 3%.

Segundo turno

Prevendo um segundo turno, a pesquisa Escutec considerou disputa entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, onde o primeiro apareceria com 39% contra 34% do segundo. Brancos e nulos somam 12%e não sabe ou não respondeu, 15%. Em um possível segundo turno entre Carlos Brandão e Edivaldo Holanda Júnior, o governador seria reeleito com 39% contra 23% do pré-candidato do PSD. Em disputa entre Brandão e Lahesio Bonfim, o socialista teria 42% contra 25% do adversário do PSC.

Sem Brandão

Em um segundo sem Brandão, o senador Weverton Rocha teria 35% dos votos e Edivaldo Holanda Junior, sendo seu adversário, estaria com 24%. Em uma disputa entre Weverton e Lahesio Bonfim, o pedetista seria eleito com 37% contra 22% do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *