Voçorocas – Fortes chuvas geram “cachoeiras de lama” em Buriticupu

Fortes chuvas estão gerando ‘cachoeira de lama’ em voçoroca no Maranhão. Cena foi registrada na cidade de Buriticupu. Algumas das crateras têm 600 metros de extensão, com até 70 metros de profundidade.

O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu, em março, o estado de calamidade pública no município. Por lá, mais de 50 casas já foram engolidas pelas crateras nas últimas décadas, e cinco pessoas morreram ao caírem nas voçorocas da cidade.

As 26 crateras que avançam por Buriticupu há pelo menos 30 anos preocupam os moradores locais. No dia 9 de maio, uma casa foi ‘engolida’ por uma das voçorocas, após um deslizamento de terra ocorrido em uma rua do bairro Vila Isaías. Segundo o Corpo de Bombeiros, a residência já havia sido evacuada e não houve vítimas.

Historicamente, segundo pesquisadores, mais de 50 casas já foram engolidas pelas crateras nas últimas décadas, e cinco pessoas morreram ao caírem nas voçorocas de Buriticupu.

No dia 1º de maio, o policial militar aposentado José Ribamar Silveira caiu dentro de uma das crateras enquanto manobrava uma caminhonete.

A queda foi de uma altura de, aproximadamente, 80 metros e ele teve várias fraturas. José foi encaminhado para São Luís e segue internado no Hospital do Servidor.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *