Braide fala em cumprimento de contrato com reajuste anual de tarifas de ônibus

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, disse que o reajuste nas tarifas de ônibus deverá ser anual, conforme contrato e para garantir serviços ao usuário. A afirmação foi feita durante entrevista a uma emissora local, nesta quarta-feira (25). Segundo o prefeito, esse cumprimento garantirá benefícios como o uso de ar condicionado nos coletivos. Ele falou ainda sobre ações na infraestrutura, saúde, educação e outras de interesse social.

Braide foi questionado ainda sobre outras questões do transporte, como a falta de paradas de ônibus em alguns trechos, sucateamento do veículos e estrutura das vias. Disse que vai lançar o programa Parada Nova, que inclui “a reforma de todas as paradas da capital”.

Perguntado sobre o uso do ar condicionado nos coletivos, que não retornou, mesmo após as questões da pandemia serem controladas, Braide disse que boa parte da frota já voltou com este benefício, mas reconhece que é pouco e cita o contrato de concessão do serviço.

“Sabemos que houve uma licitação em 2016, que previa reajuste da tarifa anualmente, mas também prevê que os ônibus precisam rodar com ar condicionado. O que falamos é para que o contrato seja cumprido. Se de um lado há um pedido dos empresários para que a tarifa seja reajustada, de outro, a população tem que andar com os ônibus com ar condicionado para que haja um bom atendimento”, explica. Ou seja, virá aí um novo impasse sobre os reajustes anuais das tarifas de ônibus.

Educação

Na educação, Braide destacou reajuste ao professores, que classificou de “o maior da história” da categoria em São Luís. “Quando o Ministério da Educação divulga o índice de 14,95%, não é em relação ao reajuste de toda a categoria, mas, a atualização do pisos. O nosso esforço é fazer com que esse percentual chegasse a todo a categoria de professores e já temos o posicionamento de praticamente todos os vereadores para a aprovação dessa matéria e na concessão desse reajuste histórico aos nossos professores”, garantiu Eduardo Braide.

Ele enumerou escolas da rede pública municipal que foram requalificadas pelo programa municipal Escola Nova e a construção de seis creches de tempo integral. “Há mais duas creches que assinarei ordem de serviço para a construção”, acrescentou. Segundo o prefeito, seis serão inauguradas este ano, sendo a primeira destas creches, ainda neste primeiro semestre.

Infraestrutura

Foram citados problemas nos bairros, por conta das chuvas, como ações preventivas e a longo prazo. “Esse é um problema histórico de São Luís. Há muito tempo, a cidade sofre com os alagamentos e isso, por conta de um crescimento desordenado da cidade. A solução para isso são obras de drenagem profunda em várias áreas. E começamos nosso mandato fazendo isso”, disse citando a região do São Raimundo, onde foram realizados “quilômetros de obras de drenagem” e outros bairros. Braide destacou a contribuição da população para prevenir alagamentos e citou programa Cata Treco, que recolhe móveis e outros itens nas comunidades, para evitar que sejam descartados irregularmente.

Câmara Municipal

Braide citou a importância da “harmonia entre os poderes” dizendo que “a relação com a Câmara de Vereadores de São Luís melhorou e muito”, dando como exemplo a aprovação, sem ressalvas, do Orçamento para 2023. “Quando há o diálogo e a harmonia dos poderes, quem ganha a população”, enfatizou.

Destacou ainda a votação do novo Plano Diretor, que em sua avaliação vai gerar milhares de empregos em São Luís. “Cabe agora, ao poder legislativo, à Câmara municipal, fazer o que está fazendo, discutir, dialogar com a sociedade para que esse plano possa ser aprovado o mais rápido possível”, alertou.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *