Uma forte chuva provocou alagamentos e transtornos para a população, em toda a Região Metropolitana de São Luís, nesta quarta-feira (25). Foram registrados problemas também em Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. A previsão é de muita chuva durante toda a semana.

Em redes sociais, moradores registraram o volume de água em diversos bairros, como o Maiobão, o Turu, a Maiobinha, região da Lagoa da Jansen, Cidade Verde, Avenida Guajajaras e também próximo à Forquilha, onde motoristas enfrentaram um histórico alagamento na região do rio Paciência.

Na área do Mercado Central, a chuva foi tão intensa que deixou veículos parcialmente submersos e alguns foram levemente arrastados pela correnteza. Na Ponta do Farol, o trânsito ficou literalmente travado por conta da chuva.

Clima

A intensa chuva que caiu em toda a ilha é provocada pela zona de convergência intertropical, que é um corredor de umidade que deixa o céu encoberto de nuvens de tempestade São esperados em torno de 20 milímetros de chuva nesta quarta-feira (25). Desde o dia anterior, o Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu um alerta de perigo potencial provocado pelas chuvas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (25), dois alertas, laranja e amarelo, de chuvas intensas para o Maranhão. Os avisos são válidos até às 10h desta quinta-feira (26).

O alerta laranja (alto grau de perigo) prevê para as regiões leste, norte e oeste do estado chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta amarelo (perigo potencial) compreende as regiões oeste, leste, sul e centro do Maranhão. Nessas áreas, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *