Cassação: Condenação de petista pode abrir precedente contra Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prepara-se para confirmar a condenação de ex-candidato do PT ao Senado. O julgamento, segundo especialistas, pode servir de precedente para o caso envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.

O petista Miguel Correa, que disputou o Senado por Minas Gerais, em 2018, responde pelos mesmos crimes eleitorais que Bolsonaro: abuso de poder político e econômico.

Miguel Correa foi acusado pelo Ministério Público Federal, de utilizar dinheiro de suas empresas para promover apoios forjados à sua campanha e de outros nomes do partido. O suposto esquema de disseminação de fake news funcionava por um aplicativo desenvolvido pela agência de publicidade dele. Para o TSE, a ação teve “aptidão para macular a legitimidade e a normalidade do pleito eleitoral”.

O caso foi suspenso por um pedido mais tempo para análise, feito pelo ministro Carlos Horbach num momento em que cinco dos sete votos em disputa na Corte são desfavoráveis ao filiado do PT, que não foi eleito. O resultado desse processo deve servir de precedente contra Bolsonaro, durante o julgamento das Ações de Investigação da Justiça Eleitoral (AIJE), podendo cassar a chapa Bolsonaro/Mourão. O julgamento de Miguel Correa deve ser retomado nas próximas semanas.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *