ConecteSus volta a funcionar na próxima semana, garante Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde afirmou, neste sábado (11), que espera reestabelecer os sistemas atingidos por um ataque hacker, na próxima semana. O aplicativo e a página do ConectSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – continuam fora do ar, mais de 24 horas depois do episódio.

Em nota, o órgão que “está atuando com a máxima agilidade para restabelecer os sistemas comprometidos com o ataque causado na madrugada desta sexta” e que “vários sistemas já foram reestabelecidos e a expectativa é que os outros sistemas estejam disponíveis para a população na próxima semana”.

O ataque fez o governo federal adiar a exigência do comprovante de imunização para viajantes que chegarem ao Brasil por via aérea. Em caso de ausência do documento, a quarentena determinada seria de cinco dias. A medida começaria a vigorar neste sábado, mas, por conta da invsaão ao sistema, passará a valer somente em 18 de dezembro.

Enquanto o sistema não é restabelecido, o Ministério da Saúde criou um hotsite para orientar brasileiros que precisem comprovar a vacinação contra a Covid-19. Permanecem como possibilidades de comprovar a imunização a versão física do cartão de vacinação; a segunda via do cartão, que pode ser solicitada na unidade de saúde onde a pessoa se vacinou; e municípios que têm base própria, podem emitir certificados.

A plataforma foi invadida na madrugada de sexta-feira.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *