CRISE NO GRUPO SARNEY – PMDB anuncia que não formará mais bloco com o PV de Adriano Sarney

Na nota, Roberto Rocha diz que o partido formará bloco apenas com o PROS e nega rompimento com o PV
Na nota, Roberto Rocha diz que o partido formará bloco apenas com o PROS e nega rompimento com o PV

O grupo Sarney está em crise e um dos reflexos disso pode ser observado na “cana de braço” entre o PMDB e o PV pela liderança do bloco de Oposição na Assembleia Legislativa. Nesta segunda-feira (01), o líder do PMDB na Casa, deputado Roberto Costa, lançou nota oficial, rejeitando formação de bloco com o PV do deputado Adriano Sarney.

Na nota, Roberto Rocha diz que o partido formará bloco apenas com o PROS e nega  rompimento com o PV. “A decisão não representa rompimento, mas uma estratégia que permitirá mais espaço de atuação. Relembrando que da mesma forma que o PV optou em não coligar com o PMDB em 2015, o partido entende este não ser o momento para abrir mão de suas estratégias por uma formação que pouco beneficiaria o PMDB”, justifica Roberto Costa.

Além da briga pela liderança da oposição na Assembleia Legislativa, a eleição para a Prefeitura de São Luís em outubro e até a vaga para disputa do Senado em 2018 estão em jogo e são questões de conflito no grupo Sarney.

A guerra interna aumentou após ação do grupo liderado pelo ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad, ao insuflar-se contra o grupo do senador João Alberto na disputa pelo diretório municipal do PMDB em São Luís. Ele queria a indicação do partido para candidatar-se à Prefeitura de São Luís, mas esbarrou nas pesquisas de opinião, mostrando altíssimos índices de rejeição.

Após perder a disputa interna no partido, Ricardo mudou a estratégia e tenta emplacar a filha, Andrea Murad, como principal nome do partido e pré-candidata à prefeitura.

Andrea Murad X Adriano Sarney

Para garantir protagonismo no grupo, Andrea Murad disputa com Adriano Sarney a vaga de liderança da oposição na Assembleia Legislativa. O cargo funcionaria como uma espécie de trampolim para dar visibilidade na pré-campanha para a prefeitura. Em uma jogada que seria liderada por Ricardo Murad, Adriano Sarney perdeu indicação para lidera a bancada.

Em outra frente, o grupo de Roseana Sarney trava disputa pelo direito dela de candidatar-se ao Senado pelo PMDB em 2018. Chamuscada pela Operação Lava Jato e desgastada após quatro mandatos de governadora, as lideranças do partido acham que outros nomes devem ter oportunidade na disputa. Ela enfrenta forte rejeição tanto do grupo do senador Edison Lobão, quanto do irmão Zequinha Sarney.

A disputa interna no grupo Sarney, por enquanto, tem gerado na prática apenas o esfacelamento das siglas que orbitam em torno dos caciques do clã, a exemplo de PMDB e PV, que sofrem debandadas de lideranças pelo Maranhão afora.

NOTA OFICIAL PMDB

O PMDB vem a público informar que não haverá mais união com o PV para a legislatura que se inicia nesta terça-feira (02) e que apenas formará bloco com o PROS. O partido ressalta com veemência o respeito pelo PV e que esta decisão é meramente técnica, quanto às possibilidades de indicações para a mesa, comissões e outras prerrogativas.

Ressalto ainda que a decisão não representa rompimento com o PV, mas uma estratégia que permitirá mais espaço de atuação. Relembrando que da mesma forma que o PV optou não coligar com o PMDB em 2015, o partido entende este não ser o momento para abrir mão de suas estratégias para uma formação que pouco beneficiaria o PMDB.

Os diálogos permanecerão e a afinidade com o PV se mantém, entendendo que trata-se também de um partido de oposição ao governo e, por isso, não descarta qualquer união futura em que todos os membros sejam atendidos.

Roberto Costa
Deputado Estadual e líder do PMDB na AL-MA

Postagens relacionadas

4 thoughts on “CRISE NO GRUPO SARNEY – PMDB anuncia que não formará mais bloco com o PV de Adriano Sarney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *