Governo Lula detecta nova ameaça golpista e aciona STF

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de terça-feira (10), após detectar uma nova ameaça de protestos golpistas, organizados por grupos extremistas em todo o país. Uma manifestação nacional está prevista para ocorrer em todas as capitais nesta quarta-feira (11).

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, palco dos protestos antidemocráticos que resultaram na depredação do Congresso, do Palácio do Planalto e da sede do Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo, também é alvo destas novas manifestações antidemocráticas.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), as convocações para os novos atos golpistas, programados para começar às 18h, têm circulado especialmente no Telegram. Há uma grande preocupação no STF com o ‘efeito cascata’ dos atos terroristas que abalaram Brasília

Após detectar a ameaça, a AGU pediu ao presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes, que determine a adoção de “medidas imediatas, preventivas e necessárias” pelas autoridades. As ações partirão tanto do governo federal como de todos os Estados brasileiros. O objetivo é impedir “qualquer tentativa” de invasão a prédios públicos, assim como evitar a obstrução de vias urbanas ou rodovias.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *