Maranhão registra 22 casos da varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Maranhão informou que o Maranhão já tem 22 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox). Todos são do sexo masculino. Os números, atualizados nesta segunda-feira (17), incluem ainda quase 50 casos suspeitos.

Do total de casos confirmados, 15 registros ocorreram em São Luís. Há dois casos em São José de Ribamar, dois em Santa Inês, além de um caso em Paço do Lumiar, Timon e Pindaré Mirim.

Além dos casos confirmados, o Maranhão chegou a 48 casos suspeitos de varíola dos macacos em 17 municípios, que estão sendo investigados. Desses, 31 são do sexo masculino e 17 são mulheres.

Do total de casos suspeitos, 35 são adultos, oito são adolescentes, três são crianças e dois são idosos. O Maranhão registrou o primeiro caso de varíola dos macacos no dia 10 de agosto de 2022, em São Luís, e desde então as autoridades monitoram o avanço da doença.

“Todo cidadão que apresentar sintomas com relação a monkeypox deve procurar a porta de entrada das unidades básicas de saúde, as UPAS, e nós também teremos os nossos hospitais de referência. Os hospitais da Grande Ilha serão os hospitais Carlos Macieira e o Hospital da Ilha, e no interior do estado, os nossos seis hospitais macrorregionais. Lembrando que todas as unidades hospitalares mencionadas têm leitos de isolamento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Tratamento

Na Grande Ilha, as pessoas que apresentarem sintomas semelhantes à varíola dos macacos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, de gestão municipal, o Hospital Carlos Macieira e o Hospital da Ilha. No interior do estado, além das UPAs, a população pode buscar atendimento nos seis hospitais macrorregionais.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *