Primeiro lugar de Brandão em São Luís abre discussão sobre 2024

O resultado da votação das eleições para Governo e Senado neste ano, em São Luís, gera uma reflexão sobre o cenário que pode estar se desenhando para a corrida pela prefeitura em 2024. O governador reeleito, Carlos Brandão (PSB), obteve total maioria dos votos – 45,57% – que corresponde a 256.029. Números que se respaldaram também com a apuração para o Senado.

Em São Luís, o ex-governador Flávio Dino (PSB) obteve 54,64% do eleitorado, o que equivale a 294.796 votos. Esse desempenho mostra o grupo governista com um potencial bastante competitivo para a disputa do executivo municipal de São Luís em 2024.

Na outra ponta, Lahesio Bonfim, do PSC, agarrou-se na bandeira bolsonarista e foi o fator surpresa da eleição, ficando em segundo lugar na votação de São Luís, maior cidade do estado. Obteve a marca dos 157.218, que representam 27,98% dos votos.

Enquanto isso, o senador Weverton Rocha (PDT) ficou em terceiro lugar, mesmo com o apoio do atual prefeito, Eduardo Braide, que, ao que parece, ou não se empenhou pelo pedetista ou concentrou esforços no projeto de seu irmão, Fernando Braide (PSC), que se elegeu deputado estadual. “Meu Preto”, como se intitulou, conseguiu 82.744 votos – 14,73% do eleitorado de São Luís.

Já Edvaldo Holanda Júnior, do PSD, foi a maior surpresa para São Luís, mas por conta da inexpressiva votação, na cidade onde foi duas vezes prefeito recentemente. que por ter sido perfeito de São Luis por dois mandatos. Holandinha traz em sua bagagem também mandatos de vereador e deputado federal. Era esperado que mostrasse mais força nestas eleições. Mas, ao contrário, amargou um quarto lugar (56.496 votos – 10,06%). Isso, fruto de uma campanha sem grupo político e sem expressividade.

Antes mesmo da derrocada nas urnas, Edivaldo já tinha pretensões de concorrer em 2024 à prefeitura de São Luís novamente. No entanto, esse quadro eleitoral de 2022, na capital maranhense, sinaliza que ele perdeu espaço para voltar ao Palácio La Ravardière. Para essa empreitada, ele teria que, pelo menos, ter grupo político e tentar se recolocar diante do baixo desempenho na cidade.

Eduardo Braide (sem partido), hoje conta com muito boa popularidade ou aprovação em São Luís. E é candidato natura à reeleição. Então, não será fácil desbancá-lo em 2024. Porém, adversários não vão faltar para tentar derrotá-lo.

Mas um fato há de se considerar, no momento, Braide não conseguiu transferir votos na eleição deste ano ao seu nome ao governo, o senador Weverton Rocha. Isso se considerar que o prefeito tem histórico de superar tendências na política. Em 2020, ele foi eleito com 55,53% dos votos válidos (260.886), no segundo turno.

O grupo liderado por Flávio Dino venceu a eleição em São Luís e com votação expressiva. Ele conseguiu transferir votos para o seu candidato ao governo, Carlos Brandão.

Os números também podem evidenciar que São Luís ainda faz jus ao título de ‘Ilha rebelde’ em reação ao Palácio Lá Ravardière.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *