Surpresa em pesquisas, Lahesio é confirmado pré-candidato a governador pelo PSC

O presidente estadual do Partido Social Cristão (PSC), deputado federal Aluísio Mendes, em coletiva de imprensa na cidade de Imperatriz, ao lado do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes-MA, Lahesio Bonfim, confirmou filiação do direitista à legenda. Comunicou ainda que ele é, oficialmente, o pré-candidato da sigla ao governo do Maranhão nestas eleições.

A coletiva aconteceu, na manhã deste domingo (3), no auditório de um hotel, na cidade de Imperatriz.

Em meio à confirmação, Lahesio Bonfim ultrapassou o senador Roberto Rocha (PTB) e o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr.(PSD), em pesquisa da Data M, divulgada no sábado (02) e pontuou em terceiro lugar na disputa . Ele que, na semana, levou uma rasteira do parlamentar que lhe tomou o PTB, partido por onde pretendia disputar o pleito. Foi um golpe que repercutiu bastante.

Lahesio alcançou surpreendentes 13,9% das intenções de votos na DataM de sábado (02), enquanto Rocha ficou com 10,4%; e Holanda, com 8,5%. Um crescimento muito considerável nesta altura da corrida.

Os números mostram um avanço que vem sendo recorrente a cada novo levantamento em relação ao nome de Lahesio Bonfim. Aponta ainda para a viabilidade de sua pré-candidatura ao governo do estado.

Lahesio renunciou ao cargo de prefeito no sábado (02), confirmando sua manutenção na disputa política de 2022. Ele despertou curiosidade ao deixar três anos de gestão para disputar estas eleições, mesmo sabendo que pode não sair vitorioso nas urnas.

Para Lahesio, mesmo que não vença a eleição, sairá vitorioso por saber dos apoios que possui e o que conseguiu construir, desde quando anunciou sua pré-candidatura ao governo. E disse ainda que não ganhando a corrida, volta a atuar como médico, que é sua profissão e na qual ainda milita.

Esse curioso avanço de Lahesio nas pesquisas pode fazer diferença em um possível segundo turno, onde ele pode, quem sabe, apoiar alguém ou, dependendo da sua condição no momento, ser apoiado. Pasmem!

Postagens relacionadas

One thought on “Surpresa em pesquisas, Lahesio é confirmado pré-candidato a governador pelo PSC

  1. Baseado em fatos antecedentes e atuais, bem como na lógica elementar e no estudo de princípios norteadores da política, quero apontar aqui a viabilidade da candidatura do Lahesio Bonfim e explicar por que ele tem considerável potencial para vencer a eleição para governador do estado do Maranhão, em 2022.

    No caso, entendo ser importante começar pela análise das principais pesquisas eleitorais referentes ao cargo de governador, realizadas nos anos de 2021 e 2022, apresentando, a partir delas, a realidade de que o Lahesio, provavelmente, caminha para ser o próximo governador do Maranhão ou, no mínimo, chegar ao segundo turno da eleição para tal cargo.

    Sendo assim, minha análise começa a partir da pesquisa da Escutec, realizada no mês de março de 2021, que mostrou o Lahesio com apenas 1% das intenções de voto para governador, o que, a meu ver, representou, de fato, o percentual de eleitores que, naquele período, apresentavam tendência a votar nele.

    Digo isso porque, à época, a campanha do Lahesio para governador estava começando e o grau de conhecimento do eleitorado maranhense em relação a ele era bastante reduzido, havendo, portanto, estreita correlação entre o percentual de voto em favor do Lahesio captado por essa pesquisa da Escutec e a quantidade de eleitores maranhenses que, até então, conheciam-no.

    Entretanto, com o passar do tempo, sua popularidade foi crescendo gradativamente (ou seja, o grau de conhecimento do eleitorado maranhense sobre ele), baseada, sobretudo, em uma já crescente base de apoio nas redes sociais, e, consequentemente, o percentual de eleitores com tendência a votar no Lahesio também cresceu, embora não diretamente proporcional.

    Nessa linha de raciocínio, observem que as pesquisas realizadas pela Exata, nos meses de junho e setembro de 2021, conseguiram capitar exatamente isso, tendo em vista que mostraram o Lahesio como o candidato a governador preferido, respectivamente, por 4% e 7% dos eleitores, apontando um claro crescimento das intenções de voto em favor dele.

    Da mesma forma, também nos meses junho e de setembro de 2021, a Escutec mostrou o Lahesio como o preferido, respectivamente, de 3% e 5% do eleitorado maranhense, na linha de crescimento que foi mostrado pelas pesquisas da Exata, supramencionadas.

    Em continuidade, vejam que, em fevereiro de 2022, a Escutec mostrou o Lahesio com 6% das intenções de voto e, no mês seguinte, com 9%, enquanto a Exata, no mesmo mês, mostrou-o com 9% e, no mês de março de 2022, com 10% das intenções de voto, transparecendo, de forma bem visível, uma clara, gradativa e consistente tendência de alta dele, à medida que sua popularidade aumenta e que sua pré-campanha é intensificada em todo o Maranhão.

    Como vê, há um claro crescimento das intenções de voto do eleitorado maranhense em favor do Lahesio Bonfim e, possivelmente, as próximas pesquisas passarão a mostrá-lo com percentuais maiores dessas intenções, seguindo a clara tendência de alta dele, que tem se mostrado a mais consistente e progressiva dentre os atuais candidatos a governador do Maranhão, na eleição de 2022.

    Em verdade, embora eu tenha apontado aqui somente pesquisas realizadas pela Escutec e pela Exata, em razão da maior visibilidade dada àquelas e das respectivas periodicidades, é importante registrar que outras pesquisas, atualmente, mostram o Lahesio com percentuais semelhantes àqueles apresentados pelas duas empresas supracitadas e até maiores, quais sejam: 9,8% na DataIlha (fevereiro de 2022), 13,8% na Econométrica (fevereiro de 2022), 9% na JPesquisa (março de 2022), 17,60% na MBO (março de 2022) e 13.9% na DataM.

    Ainda sobre essas outras empresas, a Econométrica, em novembro de 2021, mostrou o Lahesio com 8.1% das intenções de voto, enquanto em fevereiro deste ano mostrou ele já com 13,8% dessas intenções, o que reforça a tese aqui defendida no sentido de que a candidatura do Lahesio Bonfim se encontra em plena e consistente ascensão, rumo ao segundo turno da eleição de governador do Maranhão, em 2022.

    Por outro lado, desconsiderei, em parte, a pesquisa da Exata realizada em março de 2021, que mostrou o Lahesio com 5% das intenções de voto, e a pesquisa da Escutec realizada em dezembro de 2021, que mostrou ele com apenas 2%, porque ambas, a meu ver, destoam, sem lógica aparente, da própria realidade pré-eleitoral captada por pesquisas anteriores e posteriores dessas duas empresas.

    Ora, quanto à primeira, basta constatar que a pesquisa da própria Exata realizada em junho de 2021 mostrou o Lahesio com 4% das intenções de voto, percentual menor que o registrado três meses antes por ela e, além do mais, a pesquisa da Escutec de março de 2021 mostrou o Lahesio com apena 1% dessas intenções, o que me parece ser o percentual mais condizendo com a realidade à época, tal como expliquei acima.

    Em relação à segunda, notem que em novembro de 2021, ou seja, um mês antes, a própria Escutec realizou pesquisa que mostrou o percentual de 5% das intenções de voto para o Lahesio e, no mês de fevereiro de 2022, sua pesquisa mostrou Lahesio já com 6% dessas intenções, de forma que o percentual de 2% em favor dele registrado pela Escutec, em dezembro de 2021, é bem aleatório e discrepante.

    Nessas circunstâncias, mesmo considerando as margens de erro dessas duas pesquisas e das demais que as antecederam e as sucederam, entendo que, em suas respectivas épocas, não captaram corretamente o percentual de intenções de voto para o Lahesio, razão pela qual, nesse ponto, desconsiderei-as em minha análise.

    Ademais, sobre as pesquisas supramencionadas, ressalto que procurei deixar de lado qualquer análise de eventual viés favorável a algum(ns) candidato(s) por parte delas, tendo procurado ater-me aos dados estatísticos e à tendência das intenções de voto, em favor do Lahesio, presentes em tais pesquisas.

    (…).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *