Em entrevista, Dino vê perigo em candidaturas à presidência da República classificadas de fascistas…

Do Portal Vermelho

Flávio Dino: Candidaturas como a de Dória e Bolsonaro representam um retrocesso

Para o governador, o sistema político precisa ser erguido “acima do volume morto” para patamares civilizatórios. Flávio Dino aponta o perigo de candidaturas baseadas em um discurso fascista e ultradireitista como a de João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo, e de Jair Bolsonaro. Para o governador, Doria é um “Collor piorado, autoritário, sem experiência administrativa” e tem sido desleal com o seu padrinho político, o governador Geraldo Alckmin, “seu criador”.

Flávio Dino criticou a postura de Dória que tenta articular sua pré-candidatura, apesar de Alckmin ter pretensões na disputa. A atitude é considera como um gesto de “traição” por aliados do governador. “É um oportunista”, resume Flávio Dino.

De acordo com o governador, candidaturas com discurso como a de Dória e Bolsonaro representam um retrocesso. Mas considera que candidaturas como a de Alckmin e Lula, por exemplo, “são traços civilizatórios no meio de um desastre completo”.

“Isso [as duas candidaturas] permitirá que o Brasil faça uma reflexão com qualidade”, afirma. Para ele, há uma diferença “gigantesca” entre Alckmin, Doria e Bolsonaro.

“O Brasil ser governado pelo Alckmin é algo razoável. Governado pelo Doria, é um absurdo e pelo Bolsonaro, é um desastre, uma tragédia”, frisou. “Alckmin tem experiência, foi governador quatro vezes, é um quadro político experimentado, tem as condições dele e um conjunto de forças. Quem é o Doria? É um Collor piorado, fake, autoritário e sem nenhuma experiência administrativa. E o Bolsonaro é uma tragédia, com ideário violento, de exclusão das pessoas, fascista, defensor do aniquilamento das diferenças sociais. Não tem nenhuma condição de dirigir o país”, completou.

Por outro lado, o governador e dirigente do PCdoB diz que “a candidatura de Lula é importante para a unidade do campo de esquerda”. Flávio Dino reforça que Lula tem uma “reserva estratégica de popularidade”, que poderá ser aproveitada nas urnas pelo petista ou por um eventual candidato que ele apoiar, caso não possa ser candidato por conta da perseguição que enfrenta na Justiça.

Assim como diversos juristas, Flávio Dino, que é juiz federal e professor de Direito, tem apontado irregularidades e abusos nas decisões proferidas pelo juiz Sergio Moro contra Lula. Para o governador, a sentença de Moro que condenou Lula a nove anos é “tecnicamente muito frágil e ruim” e mostra o “envolvimento passional” do juiz nas acusações contra o ex-presidente.

Para ele, se os magistrados do TRF-4, que analisarão o caso em segunda instância, confirmarem a condenação do ex-presidente, colocarão em xeque suas biografias ao inviabilizarem a candidatura de Lula em 2018. “E se um dia essa sentença chegar ao Superior Tribunal de Justiça ou Supremo Tribunal Federal, não fica de pé, não será confirmada. Afirmo e aposto 100%”.

Ao analisar o cenário eleitoral em 2018, em caso de nova condenação de Lula, o governador afirma que “quando esse debate se colocar, se de fato se colocar, há um elemento que é essencial: não necessariamente o candidato tem que ser do PT”.

“Esse ponto de partida tem que ser posto. Se não tiver mais jeito, se o tribunal confirmar que Lula não poderá ser candidato, é errado dizer que o PT tem que necessariamente ter candidato. Pode não ter”. Entre as opções da centro-esquerda, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é “boa alternativa”, diz.

7 ideias sobre “Em entrevista, Dino vê perigo em candidaturas à presidência da República classificadas de fascistas…

  1. Po mas Dino não enxerga que ele tem atitudes facistas quando trata das reivindicações dos professores da rede pública ou quando destrata aliados nos municípios do interior?

  2. Vejamos parte do que diz respeito ao conceito de Facismo: “Quando o fascismo se estabelece no poder, aceita a presença do grande capital e se impõe de forma disciplinadora, impedindo que as organizações operárias defendam a luta de classes (sindicatos, partidos políticos)”.

    Não seria a imagem do Flávio Dino surgindo nas nossas mentes após lermos este trecho? Será se não vem em nossas mentes a luta dos professores para terem os seus aumentos salariais aplicados de forma correta, sem ser de forma maquiada e o Sr. Governador do Maranhão não dá a mínima aos protestos deles? Será se não vem em mente a luta de alunos neste ano de 2017 por alguns direitos que lhes foram tolhidos e a polícia sentou-lhes o porrete? Será se o Flávio Dino deu essas declarações se olhando no espelho e se confundiu?…

  3. Agora eu vejo mesmo em seu governador Comunista fascista, você fala em traição de Dória com Alckmin, mais você esquece do seu próprio umbigo, com o seu tutor e bancou toda sua campanha em 2006 pra deputado federal o Dep. Jose Reinaldo, o então prefeito de Santa Inês Ribamar Alves, que bancou seu diálogos pelo maranhão, agora você vem defender um bandido como o Lula, fique de boca calada que é bem melhor pra você seu comunista, e você tem experiencia de que mesmo em administração publica, olha os escandalosos de corrupção do seu governo a torto e a direito, que você joga a culpa somente nos seus adversários, maldita hora que votei em você, governador incompetente. 2018 esta perto.

    • Kkkk.. vc que ta dizendo isso nunca foi eleitor do dino. Suas digitais estao em todos os blogues e artigos q citam o mome de Flavio Dino
      Vc sempre sera um puxa saco do sarney mercial coelho. Quem votou em dino e por algum motivo possa ter se arrependido jamais usaria taia adjetivos pra falar mal so governador. Enfia viola mo saco e pega o beco rapaz….

      • KKKK.. agora eu v mesmo, um cara que mal sabe o que fala, posso te falar uma coisa, já votei no grupo Sarney sim, votei também em Zé Reinaldo, votei também em Jackson Lago, voltei a votar em Roseana em 2010 e por ultimo votei nesse comunista de araque em 2014, onde fiz campanha e tudo que estava a meu alcance pra ver a tão sonhada mudança no MA, mais estou vendo que a mudança fica somente no gogó e nada mais, estou olhando meu estado a cada dia mais ficar atrasado na mão desse governo, e lhe falo esse governador almoçou em minha casa na minha cidade, agora você que deve esta sendo pago pra criticar quem criticar o governo, quando ele fizer alguma boa ação eu sou o primeiro a elogiar-lo, mais ate então ainda não vi motivos, venha pra minha região sul do estado que produz riqueza pra esse estado, e veja a calamidade de nossas estradas estaduais, só o que ele fez foi aumentar impostos pra os pecuarista e agricultores. Falo e critico sim quando eu achar que estou certo, já trabalhei e tenho fé em Deus nunca voltará a trabalhar órgãos públicos. Agora você Judivaldo Barros, deve ser um fantoche pago pra falar bem do governo comunista. kkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Oscar Fernandes, cita o nome do politico q ele ‘destratou’ no interior….talvez vc esteja falando daquele episodio de Lago da Pedra em que a ex-prefeita armou querendo se promover, e talvez a mando do grupo sarney pra dali tentar se viabilizar e ser vista pq o nome dela ninguem conhecia. Precisava aquele chilique dela?

  5. Silvia esse pseudo comunista e suas crias estão em desgraças … veja …. essa e para fechar a semana … e ter feriadão novamente!!
    ….. ” Um Engenheiro Civil, uma Mestre de Obras, e um Ajudante de Oficio que prestam serviço ao Paço do Lumiar viam trafegando pela Estrada do Sitio Grande e depararam-se com uma construção de uma muro irregular. O Engenheiro Civil, balançou a cabeça e disse, esse povo não tem jeito, não com consegue seguir as normas de licenciamento de construção, aliamento de rua, etc, etc …. O Mestre de Obras, disse para o Engenheiro – Dr. vamos logo ligar para o Prefeito Dutra, para resolver logo isso, …. o ajudante mais que depressa disse que Prefeito, que Dutra, nada disso … liga logo é para a mulher dele, há a Doutrora Núbia! … ela resolve, vai chegar chutando o baldrame!!!! ….. “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *