Antiga residência de farras nos governos Sarney vira casa de Saúde em área nobre

Casa de Veraneio foi cenário de muitas festas e farras dos governos Sarney

Quem não se lembra da luxuosa Casa de Veraneio do Governo do Maranhão, no bairro de São Marcos, em São Luís, com vista privilegiada para o mar, e onde aconteceram muitas, mais muitas festas e farras durante as administrações do grupo Sarney? Sim, ela foi transformada na Casa de Apoio Ninar, inaugurada, na manhã desta terça-feira (4), pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

A antiga Casa de Veraneio do Governo do Estado, lugar de festas e acessível a poucas pessoas, foi transformada em um centro de convivência para acolhimento das crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias.  São pessoas carentes, provenientes do interior do Estado, que passarão a se hospedar no espaço em que, outrora, foi palco do luxo governamental na era Sarney, enquanto estiverem em tratamento de doenças neurológicas.

O projeto, de cara, recebeu os ataques da oposição ligada ao grupo Sarney. As viúvas e defensores do sarneysismo não concebem que pessoas carentes frequentem e se hospedem em área nobre de São Luís, em frente ao Hotel Luzeiros, cinco estrelas, próximo ao restaurante Cabana do Sol e à beira do mar. Para eles, ali é lugar apenas de ricos, classe alta e turistas. Isso foi sentido e ficou bem nítido no discurso do deputado oposicionista e sarneysista, Edilázio Júnior (PV), na última segunda-feira (03), na Assembleia Legislativa.

No entanto, a ação é, na verdade, mais um marco na gestão do governador Flávio Dino, que tem, desde o início do governo, investido na ampliação do acesso aos serviços públicos, especialmente na área da saúde.

Inicialmente, 180 crianças serão atendidas na Casa de Apoio do Ninar. O espaço conta com uma equipe com 58 profissionais capacitados para acolher os meninos e meninas. Entre eles estão pediatras, terapeutas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais.

O projeto oferecerá, ainda, capacitação a profissionais dos municípios, a fim de torná-los aptos a atenderem as crianças na sua região. A proposta é qualificar esse atendimento também no interior do estado, para que as crianças tenham maior assistência perto de casa.

A casa foi adaptada para ser acessível aos seus usuários. O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, contou que o investimento na reestruturação do local foi realizado para atender às necessidades das crianças.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *