CIB discute questão de pacientes maranhenses recusados pelo Sistema de Teresina

Reunião da CIB discutiu soluções para a questão dos pacientes maranhenses recusados em Teresina
Reunião da CIB discutiu soluções para a questão dos pacientes maranhenses recusados em Teresina

O presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, convocou uma reunião para buscar uma solução com os gestores dos municípios de origem dos pacientes que estão sendo recusados pelo sistema de Saúde de Teresina. Ele informou que tanto o Piauí quanto o Ministério da Saúde estavam aguardando uma decisão do Maranhão para solucionar o problema.

“Temos que honrar nossos compromissos e pagar nossas contas. Se o Piauí atendeu nosso paciente é justo que receba pelo serviço prestado. O que não podemos é virar as costas para os pacientes e deixar que venham a óbito, enquanto permanecem em filas de espera por leitos em hospitais”, justificou Ricardo Murad.

Os 39 municípios maranhenses fronteiriços ao Piauí terão garantido o atendimento a seus pacientes no Estado vizinho com o redirecionamento do teto financeiro da alta complexidade – hoje incorporado no teto de média e alta complexidade (MAC) de São Luís – para custear tratamentos na rede pública piauiense com a intermediação da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Esta medida e a criação da Região Interestadual Maranhão/Piauí constam da Resolução 01/2014, aprovada, na quinta-feira (23), em São Luís, pela CIB.

Postagens relacionadas

One thought on “CIB discute questão de pacientes maranhenses recusados pelo Sistema de Teresina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.