Incêndio em Atins está sob investigação; bares e restaurantes foram destruídos pelas chamas

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão está investigando as causas de um incêndio, ocorrido no povoado Atins, em Barreirinhas, região dos Lençóis Maranhenses, na noite de segunda-feira. O incêndio destruiu bares e restaurantes e o fogo se alastrou rapidamente, por conta da fragilidade da estrutura de palha e madeira das construções. Equipe técnica do bombeiro já está no local e nesta terça-feira (3), iniciou os trabalhos da perícia.

No início, foi cogitado um curto-circuito como origem do fogo, mas, as equipes do bombeiro estão periciando o local para emitir um laudo com o que teria causado o acidente. As chamas destruíram dois estabelecimentos comerciais da região – um bar e um restaurante. Apesar da gravidade das chamas que só foram contidas na manhã desta terça, o Corpo de Bombeiros emitiu uma nota e informou que houve apenas danos materiais.

A nota ressalta ainda que o fogo rapidamente se alastrou por conta dos fortes ventos e do material de origem das construções, que é de fácil combustão. Outro fator que agravou o ocorrido, foi o acesso precário à região, que dificultou a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros. Na região não há base do grupamento militar. Na ocasião, para evitar que as chamas se alastrassem ainda mais, populares tentaram conter o fogo.

Nota do Corpo de Bombeiros na íntegra:

“O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foi acionado, na noite desta segunda-feira (02), em decorrência de um incêndio na praia de Atins, localizada em Barreirinhas. O fogo iniciou por volta das 21 horas. As chamas incendiaram dois restaurantes. O incêndio se alastrou rapidamente, devido aos ventos fortes e ao material de fácil combustão das edificações, que eram de madeira e palha. Houve dificuldade de acesso, prejudicando a chegada das equipes da 4ª Companhia Independente do Bombeiro Militar ao local. O fogo já foi controlado e não houve vítimas, apenas danos materiais. Uma equipe de investigação está no local para apurar as causas que originaram o fogo”.

Estrutura

A falta de condições estruturais das construções atingidas trazem à tona o risco que correm turistas e mesmo moradores da área. Atins recebe muitos visitantes de fora do estado e também por isso, poderia ofertar construções mais seguras e equipadas para atender esta demanda. O caso está sob investigação.

São Luís

Na capital, bairro Angelim, também na noite de segunda, um incêndio atingiu uma grande área de vegetação no bairro Angelim, altura da Avenida Jerônimo de Albuquerque. A quantidade de fumaça era tanta, que dificultou o tráfego de veículos na avenida.

Já havia ocorrido um outro incêndio no mesmo dia, pela manhã. A causa provável, segundo os bombeiros, é o mato muito seco que fica mais propenso a pegar fogo.

A área vem sendo alvo de queimadas, algumas causadas pelas altas temperaturas em contato com o mato seco e outras, provocadas por populares. Há um manifesto de alguns moradores para que seja aberta uma estrada no trecho de vegetação, que dê acesso direto à Avenida São Luís de França.

Outro fator, é a instalação de negócios na área – trailers de lanches e lava-jatos – fazendo com que haja maior desmatamento no trecho que leva ao bairro Altos do Angelim. O fogo na área foi controlado e o Corpo de Bombeiros monitora trechos onde o mato está mais seco e que pode ocasionar em novos incêndios.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *