Jogo do Brasil e Camarões altera atividade do comércio e órgãos públicos em São Luís

O jogo do Brasil contra Camarões pela Copa do Mundo, nesta sexta-feira (2), às 16h, irá alterar o funcionamento do comércio, órgãos públicos e bancos no Maranhão. De acordo com a norma estabelecida pelo Executivo do estado para a primeira fase da competição, para as partidas que começam às 16h, como a desta sexta, o expediente será das 8h às 14 horas.

Caso a Seleção Brasileira se classificar para jogar as etapas seguintes da Copa do Mundo, o expediente nos órgãos do governo maranhense será definido à medida em que os confrontos forem estabelecidos.

O horário de funcionamento dos órgãos, fundações e autarquias do município de São Luís também mudará, mas os serviços essenciais não serão alterados, como Limpeza Pública, Saúde, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito, Defesa Civil e Terminal de Integração de Passageiros.

Comércio – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que não há regra específica prevista em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) sobre o horário de funcionamento do comércio em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022.

Dessa forma, as empresas têm liberdade para estabelecer a permanência ou suspensão do expediente. Para a compensação das horas não trabalhadas é necessário firmar, previamente, acordos individuais com os empregados. Ainda segundo a Fecomércio-MA, em caso de interrupção do expediente por decisão exclusiva da empresa, as horas não trabalhadas não poderão ser compensadas posteriormente pelo empregado.

Supermercados – Os supermercados vão funcionar normalmente no Jogo do Brasil contra Camarões.

Energia elétrica – Com o início da Copa do Mundo, a Equatorial Maranhão reorganizou os horários de funcionamento de suas agências e postos de coleta do E+ Reciclagem. No dia 2 de dezembro, quando a seleção joga contra Camarões às 16h, as agências de atendimento funcionarão de 8h às 15h e os postos do E+ Reciclagem estarão abertos de 8h às 14 horas. As mudanças de horários se aplicam somente ao atendimento ao público e demais trabalhos administrativos. O Centro de Operações Integradas e setores operacionais seguem funcionando 24h.

Defensoria Pública do Maranhão e Tribunal de Justiça do Maranhão – O funcionamento será até 14 horas, mantido o trabalho remoto para o atendimento de medidas urgentes. Em caso de classificação para as etapas subsequentes, haverá regulamentação específica. Já o Plantão Judiciário de 1º e 2º Graus funcionará em seu horário normal.

Governo do Estado e Prefeitura de São Luís – O expediente será das 8h às 14 horas. No caso dos servidores que trabalham de 13h às 18h, eles também cumprirão o horário referente ao cronograma. Em caso de classificação do Brasil para as etapas seguintes da Copa, haverá regulamentação específica.

Ministério Público do Maranhão e e órgãos do governo federal no Maranhão – Expediente será das 8h às 14 horas. As regras se estendem a todos os servidores e empregados públicos, os contratados temporários e os estagiários. Ainda de acordo com a portaria, as horas não trabalhadas por conta dos jogos serão compensadas.

Bancos – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que haverá horários especiais de atendimento ao público em agências bancárias de todo o país nos dias em que a seleção brasileira jogar na Copa do Mundo 2022. Essa alteração será de acordo com o horário da partida, no decorrer da competição.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *