Julho alcança o menor número de homicídios dos últimos 14 anos no Maranhão

Os investimentos do Governo do Estado influem positivamente no controle dos casos de mortes violentas e da criminalidade em geral

Mês de férias, julho registra considerável aumento no fluxo de pessoas que visitam a capital e outras áreas turísticas do Maranhão. No período, são intensificadas as ações de segurança, com um policiamento mais ostensivo e efetivo presente em pontos estratégicos. O resultado é a diminuição da criminalidade e garantia de segurança à população. Batendo recorde do mesmo mês do ano passado, julho contabilizou o menor número de homicídios dos últimos 14 anos no Estado.

O mês manteve ainda a queda consecutiva dos registros nos últimos três anos. Em 2016, os homicídios somaram 67 casos, reduzindo para 30 em 2017. A redução permanece no ano seguinte, quando foram registrados 14 casos e se manteve em 2019, com 11 ocorrências. Ao longo destes anos, a diminuição das mortes violentas foi de 84%.

“É um resultado muito expressivo, que tem sido gradativo e comprova o trabalho sério, compromissado e bem planejado da Segurança Pública, que tem total apoio do Governo do Estado em investimentos e recursos. Estamos mantendo uma linha de atuação com foco no controle e prevenção dos homicídios, e, assim, reduzindo também a criminalidade”, explica o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela.

Julho apresentou também redução nos índices de homicídios, no comparativo com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a partir de levantamento nas cidades que compõem a Região Metropolitana de São Luís. Foram registradas 11 ocorrências este ano, contra 14 no mesmo período de 2019, representando queda em 21% nos casos.

Os homicídios estão no grupo de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem ainda o latrocínio (roubo seguido de morte) e a lesão corporal com morte. Estes registros também apresentaram queda no período. Totalizaram 12 casos em julho deste ano, contra 15 no mesmo mês do ano passado, representando queda de 14% nestas ocorrências. Os CVLIs são critério da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para medir o nível de violência no país, seguindo convenção da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os investimentos do Governo do Estado influem positivamente no controle dos casos de mortes violentas e da criminalidade em geral, avalia o superintendente da SHPP. Na lista está a criação da própria SHPP, que tornou mais qualificada a investigação destes casos; a implantação da Delegacia Móvel que tornou mais ágil a solução das ocorrências; e medidas para melhor estrutura, aumento de efetivo e aquisição de equipamentos.

2 pensou em “Julho alcança o menor número de homicídios dos últimos 14 anos no Maranhão

  1. QUANDO TA DIMINUINDO OS HOMICÍDIOS,OS CAIXAS ELETRÔNICOS TA DOBRANDO,ESSE GUARDIÃO ERA PRA MONITORA ESSES ASSALTANTES, MAIS TA SERVINDO PRA OUTRA COISA, GRAMPIAR JUIZES E DESEMBARGADORES, A COISA TA FEIA, VCS AINDA NO VIU NADA, DEIXA ESSE GUARDIÃO SER ABERTO, AI VCS VÃO VER MERDA SAINDO DELE, ESSE SECRETARIO JA TAVA ESPIONANDO A MUITO TEMPO ESSAS PESSOAS, DER DE QUANDO ELE QUERIA SER DEPUTADO, AI RATO JERRY TOMOU DELE, ESSE JEFFERSON VAI FICA IGUAL LULA, NOA CADEIA, MAIS LULA FOI DESVIOU DE VERBAS, JEFFERSON E DIFERENTE, ELE ESTAVA GRAMPEANDO TELEFONES DE AUTORIDADES, QUANTOS EX DEPUTADOS E DEPUTADOS E EX PREFEITOS E PREFEITOS ESTÃO DA OPOSIÇÃO ESTÃO NESSE GUARDIÃO EM, EU NUNCA TINHA VISTO UM DELEGADO TAO REJEITADO PELOS DELEGADOS, ASITUACAO DE JEFFERSON PORTELA TA DIFÍCIL DEPOIS QUE FLAVIO MENTIRA SAI DO GOVERNO, O QUE ELE FEZ COM ESSE DELEGADO NEY ANDERSON, IMAGINE OS DELEGADOS PUXA SACO DELE, TOMARA QUE QUANDO JEFFERSON FOR PRESO, LEVE O GRUPO DELE DE DELEGADOS TAMBÉM, POQUEM TODOS ESTÃO SENDO OMISSO,ESSA SECRETARIA TA AVACALHADA DE MAIS,VOU DA UM ALERTA PRA ESSES DELEGADOS QUE PUXA O SACO DE PORTELA, GUARDE TODOS SEUS DOCUMENTOS, TANTO O QUE VCS ASSINA, E O DOCUMENTOS QUE JEFFERSON DETERMINA VCS A FAZER, ISSO SEVE TAMBÉM PRA O COMANDANTE DA POLICIA MILITAR E BOMBEIRO, AS PRISÕES VEZ DE BRASILIA, VOU FALA AGORA POR JUÍZES, TEM QUE TER MUITO CUIDADO COM OS DOCUMENTOS DE JEFFERSON PORTELA MANDA, SOBRE GRAMPOS DE TELEFONES, POQUEM PODE TER NO MEIO DESSES TELEFONES, ATE OS DOS PARENTES E O SENHORES NÃO SABE, VOU DA MAIS UMA OPINIÃO, VAMOS AJUDA A COMISSÃO DE DEPUTADOS DE BRASILIA, QUANDO ELES CHEGAREM A SÃO LUIS, VAI SOLICITAR DOS JUÍZES, OS PEDIDOS DE GRAMPOS SOLICITADO POR JEFFERSON PORTELA , OU PELOS DELEGADOS QUE ESTÃO AO SEU COMANDO, EM TODOS OS FÓRUM TEM UMA PASTA DE PEDIDOS GRAMPOS, OU PELO EMAIL, ENTÃO JUIZES DER UMA VERIFICADA NESSES DOCUMENTOS DE PEDIDOS DA SECRETARIA DE SEGURANÇA, FAÇA UMA REVISÃO, FORA OS GRAMPOS IRREGULADAS QUE SÓ O GUARDIÃO PODE DIZER NE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *