Rússia abre corredores humanitários e civis começam a deixar Ucrânia

Após o acordo entre Rússia e Ucrânia, moradores têm conseguido deixar ao menos duas cidades do país invadido. Um corredor humanitário foi aberto nesta terça-feira (8), em Sumy, cidade ucraniana a cerca de 330 quilômetros a leste da capital, Kiev, perto da fronteira com a Rússia.

Sumy foi atingida por um ataque russo, que matou crianças. Nesta manhã, houve relato de um tiroteio, apesar do corredor. “Vamos tentar de novo”, disse Mykhailo Podolyak, conselheiro da Presidência da Ucrânia. O país espera a abertura de mais corredores.

Hoje, 13º dia da invasão russa, a Ucrânia acusou a Rússia de impedir a saída de mulheres, idosos e crianças de Mariupol. “O inimigo executou um ataque exatamente na direção do corredor humanitário”, disse o Ministério da Defesa ucraniano. Ontem, a Rússia prometeu trégua em cinco cidades ucranianas para evacuação de ucranianos por corredores: Sumy, Kharkiv, Chernigov, Mariupol e a capital, Kiev.

A Ucrânia ainda contabiliza os ataques sofridos nas últimas horas. As chamas em um depósito de petróleo foram apagadas nesta manhã em Chernyakiv, a cerca de 165 quilômetros a oeste da capital. O incêndio começou após um ataque das forças russas. Em Kharkiv, a segunda maior cidade do país, e em Mykolaiv, a cerca de 480 quilômetros ao sul de Kiev, áreas residenciais foram atingidas por bombardeios.

Para o governo ucraniano, a sensação é de que o avanço das forças russas diminuiu. “O ritmo do avanço do inimigo desacelerou consideravelmente, e em certas direções onde eles estavam avançando, praticamente parou”, disse o conselheiro presidencial ucraniano Oleksiy Arestovych. “As forças que continuam a avançar, avançam em pequenos grupos”.

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou hoje, que o número de refugiados em razão do conflito na Ucrânia superou a marca de 2 milhões de pessoas. Cerca de metade foi para a Polônia.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *