SES combate desnutrição em municípios maranhenses

Secretaria de Saúde do Estado intensifica treinamentos no interior do Maranhão

Secretaria de Saúde do Estado intensifica treinamentos no interior do Maranhão

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou a oficina de formação de tutores na “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” priorizando municípios que estão engajados no combate à desnutrição e aumento qualitativo dos indicadores nutricionais através do cumprimento da chamada agenda Andi (Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil). O evento, que conta com o apoio de facilitadores do Ministério da Saúde, prossegue até sexta-feira (6), no Hotel Holliday Inn, em São Luís.

O treinamento é desenvolvido pelos componentes pelo Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (Dasca/SES), em conjunto com apoiadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF/MS). Os participantes são técnicos que coordenam ou atuam em equipes do Programa Saúde da Família (PSF), em 48 municípios que aderiram à agenda Andi, devido a altos índices de desnutrição prevalente na população infantil com idade inferior a cinco anos.

Segundo a coordenadora da área técnica, Maria Tereza Frota, esta é a segunda R$ 30 mil e R$ 60 mil reais, com repasse ministerial para incentivo, desenvolvimento e implantação de novas ações que contribuam para mudar o quadro instalado de desnutrição e carência nutricional nessa população acima de 10%.

Programa

Começando a ser implantada agora em 2013, a “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” faz parte das diretrizes da Rede Cegonha lançada em 2011 pelo Governo Federal como medida para estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país.

A “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

2 ideias sobre “SES combate desnutrição em municípios maranhenses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *