Esquema de trânsito precisa ser revistop
Rua Deputado Luís Rocha ficou congestionada com a mudança do trânsito na Rua do Aririzal que continua gerando engarrafamentos

Sobre as mudanças no trânsito da Rua ou Avenida do Aririzal, em São Luís, após um mês de experiência, pode-se fazer algumas observações (críticas construtivas) que precisam ser analisadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A primeira delas é que o problema do engarrafamento continua no local e agora foi levado também para a Rua “Deputado Luís Rocha”, via paralela, que antes servia como opção de tráfego (hoje ele é obrigatório para quem vem no sentido Turu/Cohama).

Como o trânsito normal era todo feito pela Rua do Aririzal,  a Rua Deputado Luís Rocha servia aos motoristas como opção para fugir do engarrafamento da artéria principal. Hoje, principalmente, nos horários de pico, ela fica como mostra a foto acima, bastante congestionada.

No itinerário da Avenida Daniel de La Touche até a Rua Deputado Luís Rocha – que era de mão dupla – o tráfego passou a ser de sentido único. Com a readequação, quem vem do Turu no sentido Cohama, pela Aririzal, passou a dobrar à direita na Rua Deputado Luís Rocha, fazendo o contorno da quadra para sair, novamente, na Daniel de La Touche, seguindo no sentido Olho d’Água ou Cohama – Centro.

Incômodo aos moradores do Valência 01 e Valência 02

Outra observações que faço é quanto a situação incômoda de moradores da Rua do Aririzal, especificamente, dos condomínios Valência 01 e Valência 02. Quando vêm no sentido Turu/Cohama, para entrar em suas residências, eles têm que, obrigatoriamente, entrar na esquina da Deputado Luís Rocha, mesmo estando muito próximos de seus apartamentos, enfrentar o congestionamento, pegar a Avenida Daniel de La Touche, também engarrafada, para, enfim,  chegar novamente à Rua do Aririzal no sentido Cohama/Turu. Um prejuízo com tempo e combustível.

É inegável  e louvável o esforço da SMTT em resolver os problemas de trânsito de São Luís, em especial, o caso da Rua do Aririzal que se tornou a maior via de deslocamento e ligação entre as avenidas São Luís Rei de França e Daniel de La Touche. Porém, deve-se corrigir esses pontos para que não se tenha a constatação de que o problema do engarramento de um local fora estendido para um outro, que antes era opção de desafogamento e hoje não é mais.

Os problemas de congestionamento na Rua do Aririzal se acentuaram com a construção de diversos condomínios residenciais no local. Com isso, aumentou o volume de carros circulando, na via, por conta da demanda dos moradores.

A título de sugestão, a SMTT poderia reestudar essa questão da Rua Deputado Luís Rocha e a situação incômoda a que ficaram submetidos os morados dos condomínios Valência 01 e Valência 02, mencionada acima.

Postagens relacionadas

9 thoughts on “Sobre o trânsito na Rua do Aririzal…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *