O governador Carlos Brandão (PSB) destacou as prioridades dos primeiros 100 dias de gestão, incluindo a realização de cerca de 300 obras nas áreas da saúde, educação, social e infraestrutura, em entrevista, nesta segunda-feira (16), a uma emissora local. Pontuou ainda, obras já inauguradas pelo estado. Brandão falou em união, dizendo que vem trabalhando para manter a unidade nas instituições do estado, citando a Câmara de São Luís, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e Assembleia Legislativa. Sobre o novo secretariado, el destacou

“A posse do secretariado vamos fazer em Imperatriz para fortalecer o municipalismo. E quanto aos nomes, conforme ocorreu com o presidente Lula, estamos conversando com os partidos. Essa relação se dá com os partidos que nos apoiaram e que, com certeza, vão nos ajudar a governar. Estamos discutindo quadros. Os partidos estão sugerindo uma secretaria ou outra e para nós, não há problema, desde que haja um bom quadro de pessoas que pensem com o governador e que queiram ajudar a melhorar a vida das pessoas. Se for nesse perfil, me atende”, afirmou.

Citou o cronograma de obras que será entregue nos primeiros três meses de governo. “Esta semana vamos inaugurar várias obras. Já são praticamente 150 obras prontas. Portanto, nesses 100 dias de governo, nós vamos inaugurar 300 obras que vão melhorar a vida das pessoas, a vida nas cidades e deixá-las melhores, com mais mobilidade e valorizando os imóveis com as ações de infraestrutura. E é nessa linha que estaremos nesses 100 dias, trabalhando para as pessoas, nos municípios e reforçando nossa gestão municipalista”, garantiu Carlos Brandão.

Para seus quatro anos de gestão, ele destacou como prioridades ações para o desenvolvimento do Maranhão, focando na geração de emprego e renda. “Desde que o Luís Inácio Lula da Silva assumiu a presidência da República, há uma grande expectativa para retomada da geração dos empregos e do desenvolvimento do país, e isso passa pelos estados e municípios. E nós aqui, temos que fazer a nossa parte, em parceria com os municípios. Vamos capacitar os jovens para prepará-los ao mercado de trabalho e continuar atuando para atração de investimentos”, frisou o governador.

Carlos Brandão citou parceria com empresa que virá ao Maranhão e irá gerar cerca de mil empregos, pelo período de dois anos com investimentos de R$ 600 milhões. “Toda semana estou recebendo empresas, abrindo as portas do Estado, garantindo segurança jurídica e política para que se instalem no Maranhão e possam gerá emprego e renda. E para isso, temos que capacitar. A capacitação também passa pela educação, que é um outro importante pilar do nosso governo”, citou.

Ações de combate à fome são outro pilar para os quatro anos de governo de Brandão. “Com a pandemia, houve grandes dificuldades, muito desemprego, muita recessão. Por isso. temos que, de imediato, atender às pessoas mais necessitadas”, ressaltou, pontuando ações como a rede de Restaurantes Populares, que durante sua gestão no governo foram 70 inaugurados. Atualmente, o estado possui 160 desses equipamentos.

“Nós falamos deste projeto ao presidente Lula, que ficou muito feliz com o avanço aqui no Maranhão. O Restaurante Popular garante que as pessoas tenham três refeições por dia, pelo valor de R$ 2,50. Isso não ocorre em nenhum lugar do país, portanto, temos muito orgulho deste programa, do seu avanço, dos milhares de maranhenses que são alcançados, pois são 168 mil refeições por dia, e vamos ampliar cada vez mais”, afirmou.

Entre outras ações, citou medidas para garantir “a paz no campo”. “Estamos discutindo um grande financiamento para realizarmos um macro projeto de regularização fundiária. Queremos a paz no campo. Não será uma ação contra ninguém. O índio, o quilombola todos devem ter direito às suas terras”, pontuou.

Brandão ressaltou que “agora, com a gestão Lula, há um ambiente favorável para as parcerias e para o desenvolvimento do país” e pontuou que “o Maranhão vai poder contar com vários ministros amigos e que terá uma boa relação institucional com o estado”. Ele também criticou os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília. “São vândalos que estão destruindo nossa história e nossa democracia. Que eles sejam punidos com todo o rigor da lei”, frisou.

Na área da Cultura, antecipou que será realizado um grande Carnaval no Maranhão. “Vamos garantir uma estrutura financeira para que o Carnaval seja tão bonito quanto foi o Natal e outras festas que realizamos, a exemplo do São João”, afirmou. Também pontuou ações para o turismo, citando voos que foram possibilitados a partir de parcerias, para locais como Barreirinhas e também, exterior.

Na política institucional, Brandão destacou a unidade que deve haver entre as instituições do estado, em sua avaliação, para que haja uma boa condução das políticas públicas. “Encontramos uma Famem dividida e dentro da lógica, procuramos trabalhar para não dividir, para que não houvesse disputa, mas sim, unidade. Da mesma forma, na Assembleia, e temos trabalhado da mesma forma que fizemos na capital, para termo unidade também na Câmara Municipal. Houve consenso em todas estas eleições, de forma que estamos começando um governo com a unidade nestas instituições”, evidenciou.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *