Erlanio Xavier fala sobre operação da PF e se coloca à disposição da Justiça

O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), manifestou-se sobre operação da Polícia Federal, deflagrada nesta sexta-feira (14), em várias cidades do Maranhão e no Piauí. O gestor ressaltou que nenhum servidor foi conduzido, que antes de qualquer ação policial já havia determinado uma sindicância administrativa para esclarecimentos devidos e que se coloca à disposição da justiça.

A operação, batizada de Quebra Ossos, investiga supostos desvios de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), fruto de emendas parlamentares.

O prefeito ressaltou, em comunicado emitido na tarde desta sexta, que não chegou ao seu conhecimento o inteiro teor do processo judicial que, segundo consta, corre em segredo de justiça. Destacou que, tanto a atual titular da Saúde municipal e o ex-gestor, estão prestando às autoridades os devidos esclarecimentos.

Lembrou que a unidade hospitalar de Igarapé Grande atende não apenas pacientes do município, mas, de toda a região. “O município realiza suas contratações dentro dos ditames legais, preferencialmente através de pregão eletrônico, com todos os processos publicizados e disponibilizados no Portal da Transparência, para conhecimento de toda a sociedade e órgãos de controle”, destacou Erlânio Xavier.

Íntegra da nota

“Sobre a operação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (14), prestamos os seguintes esclarecimentos, mesmo desconhecendo o inteiro teor do processo judicial que, segundo consta, corre em segredo de justiça.

Nenhum servidor efetivo ou comissionado da prefeitura de Igarapé Grande foi detido ou preso na citada operação.

A secretária de saúde e o ex-secretário estão prestando às autoridades os devidos esclarecimentos acerca dos recursos oriundos de emendas parlamentares.

Em julho do ano corrente, antes de qualquer operação ou inquérito policial, determinei a realização de sindicância administrativa para apurar e esclarecer as questões relacionadas a tais eventos, sobretudo no que toca a inserção de dados no Sistema de Informação Hospitalar (SIH), muito embora seja público e notório que o hospital de Igarapé Grande atende não só pacientes do município, mas de toda a região.

Naquela ocasião, requeri também ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a imediata realização de procedimento de auditoria para esclarecer todos os fatos.

Por fim, o município informa que realiza suas contratações dentro dos ditames legais, preferencialmente através de pregão eletrônico, com todos os processos publicizados e disponibilizados no Portal da Transparência, para conhecimento de toda a sociedade e órgãos de controle”.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *